Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

Tocha Olímpica passará por Jaú no dia 18 de julho.

Em novembro,  Jaú recebeu a confirmação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 de que o revezamento da Tocha Olímpica passará pela cidade no dia 18 de julho de 2016, a 19 dias da abertura do megaevento a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Dois ex-atletas olímpicos foram indicados pelo Município para ser os condutores oficiais do símbolo: Claudio Roberto Sousa, o Claudinho, e Renata de Oliveira Burgos.
O secretário de Esportes de Jaú, Celso Antonio Vequi Júnior, disse que outros jauenses poderão conduzir a tocha, uma vez que a Rio 2016 e patrocinadores do evento fizeram cadastro e campanha para selecionar pessoas – a listagem oficial será anunciada em fevereiro de 2016. “A tocha passará dia 18 de julho de 2016 em Jaú, provavelmente vindo de Bauru”, explica Vequi Júnior. Os indicados oficiais pelo Município deverão conduzi-la por cerca de 200 m cada um.
De acordo com o secretário, o Município pleiteou receber a Tocha Olímpica. Assim, Jaú entra na lista das cerca de 300 cidades do País que vão ter a honra de viver um momento único na história – a passagem do fogo olímpico. Outras cidades do Estado estão no roteiro olímpico, como Bauru, Campinas, Franca, Itapetininga, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo.
A Tocha Olímpica vai viajar por todo o Brasil. Serão cerca de 90 dias de revezamento passando por mais de 300 cidades. Segundo Celso Vequi, integrantes do Comitê Organizador da Rio 2016 virão a Jaú em 18 de janeiro para definir detalhes da passagem da tocha pela cidade.
O revezamento começará em Olímpia, na Grécia, 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Da Grécia, a chama olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o País no clima dos Jogos, que serão realizados de 5 a 21 de agosto deste ano.
Os escolhidos
O secretário Celso Vequi Júnior conta que o Comitê Organizador da Rio 2016 pediu indicação de duas pessoas da cidade com ligação ao evento a ser realizado no Rio de Janeiro para serem os representantes oficiais do Município no revezamento da tocha. A indicação foi para dois ex-atletas olímpicos que moram na cidade.
A nadadora Renata Burgos é jauense e começou a nadar nas escolinhas esportivas da Prefeitura. Fez carreira internacional, que teve o ápice na Olimpíada de Atenas em 2004, quando disputou o revezamento 4 x 100 livre pela equipe brasileira. Recentemente, ela foi homenageada em sessão da Câmara Municipal.
Já o velocista Claudinho é medalhista olímpico em Sidney-2000, integrando o revezamento brasileiro de 4 x 100 metros. Natural de Teresina (PI), Claudinho mora em Jaú e coordena o projeto Cidadão Olímpico – Correndo na Frente, criado em 2013 com apoio do governo municipal e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *