Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

iOS 11: conheça 6 recursos do novo sistema da Apple

Siri mais humana, pagamentos via iMessage, Mapas em locais fechados e produtividade no iPad são algumas das novidades do sistema móvel da empresa.

A Siri no iOS 11 aprendeu a soar como um ser humano de verdade (ou quase isso) – e isso é apenas o começo quando falamos do novo sistema da Apple para iPhones e iPads.

O CEO Tim Cook e seus companheiros de empresa deram uma geral do novo iOS durante a abertura da conferência para desenvolvedores WWDC 2017 nesta segunda-feira, 5/6.

As novidades incluem upgrades para a Siri, App Store e Central de Controle redesenhados, e um novíssimo recurso do Apple Pay que permite enviar e receber dinheiro dos seus contatos pelo iMessage.

Confira abaixo os melhores recursos e atualizações do iOS 11 mostrados durante o evento de hoje, 5/6.

Apresentação do novo iOS

Nova voz da Siri

A primeira coisa que você vai notar sobre a Siri no iOS 11 é que a voz da assistente soa mais natural. E não é só isso: a Siri também está de visual novo, já que a Apple deu uma nova interface visual para a assistente que mostra diversos resultados para os seus pedidos, assim como perguntas subsequentes.

Além disso, a assistente da Apple agora pode traduzir suas frases, do inglês para o chinês, francês, alemão, italiano e espanhol. O recurso ainda está em modo beta e terá novos idiomas nos próximos meses – esperamos que o português brasileiro entre logo na lista.

A Siri também ficou mais preditiva nos diferentes aplicativos do iOS. Por exemplo, se você buscar por Islândia no navegador Safari, a assistente irá mostrar notícias e artigos relacionados ao país nórdico no app Notícias e trazer sugestões QuickType em islandês. Ou, se você receber uma mensagem pedindo por dinheiro, a Siri irá sugerir a integração do Apple Play com o iMessage com a quantia exata que foi pedida.

Melhorias do Messages

No iOS 10, a Apple introduziu os apps iMessage, mas a experiência de descobrir e usá-los era um pouco atrapalhada. Agora a empresa redesenhou o iMessage App Drawer no iOS 11 para que fique mais fácil encontrar novos apps, navegar entre apps, e acessar seus apps mais usados.

Outra novidade do Message é a sincronização com o iCloud, para que todas as suas conversas sejam transferidas automaticamente sempre que você acessar um novo aparelho iOS. Mesmo estando na nuvem, as suas mensagens continuarão protegidas com criptografia de ponta a ponta, segundo a Apple.

Pague seus amigos com o Apple Pay

Você pode usar o Apple Pay em muitos lugares dos EUA (a Apple diz que 50% dos varejistas dos EUA suportarão a plataforma até o fim do ano), lojas online via Safari, e em alguns apps para iPhone. Com o iOS 11, você poderá usar o Apple Play para enviar ou receber dinheiro dos seus contatos pelo iMessage. Todo o dinheiro recebido desta forma será reunido no seu app Wallet na forma de um cartão Dinheiro (Cash). Você poderá usar esses valores para realizar outras transações com o Apple Play ou transferi-lo para a sua conta no banco. Essas transações poderão ser feitas pelo iOS 11 e pelo watchOS 4.

Mapas em locais fechados

A Apple continua a melhoria o aplicativo nativo de Mapas no iOS 11. Pela primeira vez, você poderá usar o software para navegar em espaços fechados. Com isso, você poderá ter mapas detalhados de determinados shoppings e aeroportos, incluindo as lojas de cada andar.

Além disso, ao usar o Maps para dirigir, você agora verá um alerta com o limite de velocidade, assim como um guia de faixas para que você não precise mudar de pista de última hora ou arrisque perder a sua saída.

Outro recurso relacionado a dirigir do iOS 11 apresentado no WWDC é o modo Não Perturbar Enquanto Dirijo (Do Not Disturb While Driving). O seu iPhone usará Bluetooth (caso conectado com o CarPlay ou qualquer outro sistema de Bluetooth dentro do veículo) ou sensores de movimento para saber se você está dirigindo, e irá evitar automaticamente que sejam exibidas na tela notificações que possam te distrair.

É possível desabilitar esse modo ou configurar uma resposta automática para informar as pessoas que está no carro e irá retornar para elas assim que chegar ao seu destino.

Realidade Aumentada

O Tim Cook passou os últimos meses falando sobre como está animado com a Realidade Aumentada (AR). Por isso, não é nenhuma surpresa que a Apple usou a keynote da WWDC 2017 para mostrar o que vem preparando na área. Juntamente com o iOS 11, a empresa revelou o ARKit, uma nova plataforma para desenvolvedores para a criação de apps iOS que usam Realidade Aumentada. Os apps criados com o ARKit conseguirão usar visão computacional para identificar superfícies e adicionar objetos 3D. Esses objetos criam sombras dinâmicas que são renderizadas em tempo real.

Recursos de produtividade do iPad

A Apple também revelou novos recursos do iOS 11 criados exclusivamente para o iPad. Há um novo dock de apps que se parece muito com o existente no macOS – você pode clicar em qualquer um deles e o arrastar para o canto direito da tela para abri-lo como um Slide Over. Como sempre, você pode travar o Slide Over na Split View para usar dois apps ao mesmo tempo. O mais interessante é que agora você pode arrastar e soltar entre os dois apps na tela dividida, o que facilita a transferência arquivos, imagens, textos e URLs.

A Apple também lançou o Files, um novo app para iOS que tem o objetivo de tornar a experiência do iPad mais parecida com um Mac tradicional. Bastante auto-explicativo, o Files mostra seus arquivos armazenados no iCloud, Dropbox, Google Drive e outros aplicativos de armazenamento.

(MacWorld)

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,