Jahu Verão 2016 une-se ao Carnaval e promove três semanas de intensa atividade cultural

Em 2016 o JAHU VERÃO 2016, que acontecerá entre 22 e 31 de janeiro, chega a sua 4ª. edição com formato de Festival de Verão.

JahVeraoEm 2016 o JAHU VERÃO 2016, que acontecerá entre 22 e 31 de janeiro, chega a sua 4ª. edição com formato de Festival de Verão. Este ano em decorrência do calendário de festividades nacional o Jahu Verão se une ao Carnaval, que ocorre entre os dias 06 e 09 de fevereiro, e promove três semanas de intensa atividade cultural. O Jahu Verão segue os parâmetros determinados para o calendário cultural municipal de 2016, este planejado sob as propostas do Ministério da Cultura (MinC) e ampliando o Programa Municipal de Formação Cultural, item componente do Sistema Municipal de Cultura. O investimento cultural neste sentido vai além do entretenimento e busca investir concretamente em uma vertente pedagógica, revelando e aprimorando os talentos artísticos de nossa cidade.

A edição de 2016 do Jahu Verão contará com workshops nas áreas de artesanato e uma programação cultural que investe em nomes conhecidos do circuito cultural, mas não se esquece da prata da casa. Grupos importantes e reconhecidos se unem a revelações talentosas do cenário municipal. A revelação de novos artistas é um dos grandes focos da atual gestão que tem investido no estabelecimento de políticas públicas que legitimem o cenário artístico de nossa cidade.

Workshops de Artesanato

As oficinas de artesanato que acontecem no Jahu Verão já se tornaram uma marca registrada do evento. Realizadas desde a primeira edição tem por objetivo apresentar ao cidadão jauense o competente time de oficineiros da Estação Cultura e seus projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano.

Este ano as oficinas acontecem entre 25 a 29 de janeiro, na Estação Cultural, em dois períodos: 8h às 10h (manhã) e das 14h as 16h (tarde). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas diretamente na Estação Cultural que fica na Praça Totó Pacheco, s/n. A reserva de vagas é por ordem de inscrição. Estão à disposição os workshops de Tricô, Fuxico, Pintura em Madeira e Decoupage.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (14) 3626-5884

Artistas do Circuito Nacional

Duas atrações reconhecidas nacionalmente desembarcam na 4ª. edição do Jahu Verão: Tuta Guedes e Negritude Jr. A participação de artistas de reconhecimento nacional em eventos do calendário anual é uma proposta utilizada, desde o primeiro ano da atual gestão, e que promove um importante intercâmbio cultural. “Trazer a referência nacional é uma ótima oportunidade de permitir a população o contato com seus ídolos, mas também permitir ao artista local a oportunidade de acompanhar a técnica e o talento do artista nacional podendo incorpora-los ao seu trabalho profissional. A referência é sempre algo importante ao artista em todos os seguimentos”, afirma Jeferson Miranda – Gerente de Cultura.

TUTA GUEDES E TRIO ELÉTRICO

Inspiração e dedicação! Palavras que descrevem Tuta Guedes e que deram vida ao seu sonho maior! Artista de voz marcante e talento de berço, Tuta , que é nascida em Pirassununga, interior de São Paulo, desde cedo convive em ambiente musical e esbanja carisma e simpatia. Seu avô, a quem sempre rende lindas homenagens, tocava Saxofone e sua mãe, além de multi-instrumentista, também era cantora.
Com apenas 15 anos, Tuta se matriculou em uma escola de canto e, para o espanto de todos, já no segundo dia de aula recebeu um convite para se apresentar em um show.

O tempo passou e a determinação só aumentou. Em 2004, Tuta decide encarar o seu maior desafio. Ir para São Paulo e fazer seu sonho se tornar realidade.

Em 2009 foi dado inicio ao projeto “Tuta Guedes”, ano em que gravou seu primeiro álbum intitulado “Se eu te Pego oh”, homônimo ao primeiro hit que emplacou em algumas das principais rádios do Brasil.
Com cinco álbuns lançados, Tuta alavancou sua carreira e decidiu dar um grande passo! A gravação de seu primeiro DVD, “O Motivo é Você”, projeto ousado que teve seu registro nos Estúdios Quanta em São Paulo e masterização no Black Bird Studios, Nashville-EUA.

Tuta atualmente se dedica ao repertório para seu próximo cd. Quem já ouviu garante que teremos muitas surpresas! Ótima surpresas! O espetáculo contou com participações especiais. Sérgio Reis interpretou o clássico “Luar do Sertão”, Hugo & Tiago, amúsica “Para Para” (composição de Tuta Guedes, Diego Amaro e Rodrigo Lisboa); o saxofonista George Israel (Kid Abelha) participou da canção “Você Jamais Vai Morrer Por Mim”, também de autoria da artista em parceria com Fátima Leão, onde Tuta presta uma linda homenagem a seu querido e saudoso avô. E, finalmente, a dupla Israel & Rodolffo completou as participações na canção “O Motivo é Você”, música que dá nome ao projeto, que mexe com os corações apaixonados e também tem sido uma declaração de amor de Tuta Guedes para seus fãs.

Recentemente Tuta lançou dois singles em momentos diferentes. A balada “Vem me Ver”, que ganhou um lindo clip, lançado no mês dos namorados, como forma de presente aos fãs e admiradores apaixonados. Atualmente, Tuta trabalha no single “Na Medida”, seguindo a linha mais romântica/dançante, só reafirmando que o talento de Tuta passa por todas as vertentes.
Com dedicação e amor pelo que faz, Tuta promete um trabalho totalmente conceitual para a próxima fase da carreira.

A cantora se apresenta em Jahu, no dia 31 de janeiro, as 20h, na Avenida Dr. Quinzinho, com seu mega trio elétrico, fechando o Jahu Verão 2016 e fazendo um verdadeiro pré-carnaval e abrindo o Jahu Folia.

NEGRITUDE JR

Em 1986, uma turminha de amigos, com idades entre 12 e 15 anos, moradores da Cohab Carapicuíba, Zona Oeste de São Paulo, reunia-se aos domingos para curtir a “Praça do Samba” do km 18, em Osasco. Munidos de instrumentos, batucavam nos intervalos das apresentações dos artistas, formando uma rodinha de pagode bem animada. Até que um dos organizadores do evento resolveu dar-lhes uma chance e numa bela tarde de domingo, aproximou-se. Todos pararam de tocar, imaginando que iriam levar uma bronca. E nesse momento foram questionados o porquê haviam parado de tocar. Então, o organizador disse-lhes que já vinha os observando há vários domingos e que estava adorando o grupo, surgindo assim um convite para que se apresentassem no palco da “Praça do Samba” no domingo posterior, convite aceito instantaneamente por Claudinho. E ali naquele mesmo instante, fora perguntado o nome do grupo. Em virtude da emoção, quase gritando, Waguininho respondeu:

– É Negritude, é Negritude, é Negritude!

E assim, mesmo tremendo, Nênê completou:

– É Negritude Junior Senhor.

Ficava ali marcado o show para o próximo domingo, dia 18 de Maio de 1986, primeira apresentação do grupo num palco. De lá pra cá são 30 anos de trabalho e muita estrada que levaram o grupo as paradas de sucesso diversas vezes com singles como: Você me Faz Falta (1996), Bom dia (1997), Sedução da Pele (1997), Tanajura (2005), Beijo Geladinho (2005), entre outros muitos sucessos.

A apresentação do grupo acontece no dia 08 de fevereiro, as 20h, no Parque do Rio Jahu, dentro das festividades do Jahu Folia 2016, o Carnaval da cidade de Jahu.

A prata da casa e os novos talentos

Os bons grupos e artistas de Jahu também têm seus lugares garantidos na programação 2016. Velhos conhecidos se juntam a bons talentos que surgem e promovem uma grande festa pelos três palcos do Jahu Verão 2016.

Entre os grupos já conhecidos e reconhecidos pelo talento estão: Gato Carteiro, Griswolds e a nossa tradicional e centenária Banda Carlos Gomes. As revelações ficam com os grupos: Matuskela Samba Trio, Mister Jack, Borá Sambáh e Amigos In Samba.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves este é um bom momento para se investir em novos e bons nomes do samba de nossa cidade: “Com um cenário do rock bem reestabelecido e a Secretaria de Cultura e Turismo sendo protagonista neste resgate, revelando e promovendo grande artistas, acreditamos que chegou a hora de fazer o mesmo com o Samba e outros gêneros também apreciados em nossa cidade”.

A edição de 2016 do Jahu Verão ainda contará com o tradicional Jahu Rock Gol, no dia 24 de janeiro, a partir das 11h, no CEU – Dona Emília. Bandas interessadas podem se inscrever na Coruja Records, rua Lourenço Prado, 18 – informações pelo telefone (14) 3416-7304. O evento sempre esperado conta com a apresentação de bandas que saírem do torneio fazem uma canja para o público que além de futebol curte muito rock in roll.

Carnaval – Jahu Folia 2016

O Carnaval como festa genuinamente popular, este é o investimento da Secretaria de Cultura e Turismo, desde seu primeiro ano de gestão buscou-se delimitar-se qual o modelo nossa cidade queria. Após quatro anos de experiências, com muito debate e participação dos agentes de nossa cidade chegou-se a esse formato que mistura várias vertentes e que tem por convicção ser descentralizado.

Carnaval no parque, na rua, nas praças, nas associações e clubes. Escolas de samba, blocos carnavalescos, shows em espaço aberto da marchinha ao samba enredo, tudo poderá ser vivenciado na edição 2016 do Jahu Folia.

“A intensão este ano foi criar uma amalgama dos dois eventos: Jahu Verão e Jahu Folia, por causa da proximidade das datas no calendário nacional. Assim assumimos um formato que mistura o festival de verão e o Carnaval desde o inicio.”, diz o Secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves.

Essa ideia permeia toda a programação divulgada com Estação do Samba no dia 22 e 29 de janeiro e pré-carnaval no dia 31 de janeiro com Concentração e Desfile do Bloco Independente Saco do Jão, antes da apresentação da cantora Tuta Guedes em seu trio elétrico.

A partir dai o Carnaval acontece em vários locais da cidade: Pouso Alegre, Padre Augusto Sani, Potunduva, Parque do Rio Jahu. A Escola de Samba Unidos da Vila XV e o Bloco Afro Amukengue desfilam no domingo dia 07 de fevereiro, a partir das 20h, na avenida Dr. Quinzinho. O Parque do Rio Jahu receberá a Banda Carlos Gomes em matinês fazendo o tradicional e saudoso carnaval das marchinhas.

PROGRAMAÇÃO DO JAHU VERÃO 2016

22 de janeiro – sexta
Estação Cultura – 20h
Estação do Samba: com Matuskela Samba Trio
(participação do Bloco Independente Saco do Jão)

23 de janeiro – sábado
CEU – Dona Emília – 14h
GRISWOLDS – SESSÃO DA TARDE

24 de janeiro – domingo
CEU – Dona Emília – 11h
Jaú Rock Gol

25 a 29 de janeiro (segunda a sexta)
Estação Cultura – 8h às 10h e 14h às 16h
Workshop de Artesanato: Tricô, Fuxico, Pintura em Madeira e Decoupage.

29 de janeiro – sexta
Estação Cultura – 20h
Estação do Samba: Matuskela Samba Trio
(participação do Bloco Independente Saco do Jão)

30 de janeiro – Sábado
Museu Municipal– 20h30
Museu do Rock: Gato Carteiro e os Patrões

31 de janeiro – Domingo
Praça Siqueira Campos – 17h
Concentração do Bloco Independente Saco do Jão

Avenida Dr. Quinzinho – 18h
Desfile do Bloco Independente Saco do Jão

Parque do Rio Jahu – 20h
Tuta Guedes e Trio Elétrico

05 de fevereiro – Sexta
Distrito de Potunduva – 20:30h no pátio da Rodoviária
Baile de Carnaval com Banda Mister Jack

06 de fevereiro – Sábado
Parque do Rio Jahu – 19:30h
Matuskela Samba Trio

Associação de Moradores do Bairro de Pouso Alegre de Baixo – 22h
Baile de Carnaval Com Grupo Bóra Sambáh

Distrito de Potunduva – 20:30h no pátio da Rodoviária
Baile de Carnaval com Banda Mister Jack

07 de fevereiro – Domingo
Parque do Rio Jahu – 17h
Matinê de Carnaval com Banda Carlos Gomes

Associação de Moradores do Bairro de Pouso Alegre de Baixo – 15h
Matinê de Carnaval Com Grupo Bóra Sambáh

Distrito de Potunduva – 20:30h no pátio da Rodoviária
Baile de Carnaval com Banda Mister Jack

Padre Agusto Sani – 20h
Apresentação Bloco Corredores do samba e Baile de Carnaval Grupo Amigos In Samba

Avenida Dr. Quinzinho – 20h
Desfile das Escolas e Blocos de Samba
Unidos da Vila XV e Bloco Afro Amunkengue

08 de fevereiro – segunda
Parque do Rio Jahu – 20h
Negritude Jr.

Distrito de Potunduva – 22:00h no pátio da Rodoviária
Baile de Carnaval com Banda Mister Jack

09 de fevereiro – terça-feira
Parque do Rio Jahu – 17h
Matinê de Carnaval com Banda Carlos Gomes

Associação de Moradores do Bairro de Pouso Alegre de Baixo – 15h
Matine de Carnaval Com Grupo Bóra Sambáh

Compartilhe:

Jauclick
Jauclick
Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Telemarketing

O recebimento excessivo de ligações de telemarketing pode ensejar indenização por danos morais

Código deDefesa do Consumidor afirma que expor consumidor a excessiva... (leia mais)
atlestismocaixa01

Jauense conquista ouro no Circuito Loterias Caixa de Atletismo

Thiago de Souza e seu guia, Gabriel Biscoito, conquistaram o... (leia mais)
Capa-Blog-do-Moraes-Homenagem-ao-Moraes

Constatações e pensamentos de um sonhador

Relatos do que aconteceu no dia 09 e 10 de... (leia mais)