Jahu confirma mais 15 casos positivos e 9 curados de COVID-19

(Tem Coisas que Só Acontecem em Jaú) Por meio de seu boletim diário sobre a situação do Coronavírus em Jaú, a Prefeitura atualizou nesta segunda-feira (18/05) os números da Covid-19 na cidade. Desde a última atualização, se observou que os casos confirmados tiveram aumento. Foram 15 pessoas que testaram POSITIVO para o Coronavírus em Jaú, totalizando 121 pessoas até o momento.

O número de pessoas que testaram NEGATIVO também subiu, 11 pessoas não estão com a doença e, segundo informações da Secretária Municipal de Saúde de Jaú, 72 pessoas aguardam os resultados dos exames. E a boa notícia é que nas últimas horas outras 9 pessoas já estão curadas, totalizando 74 consideradas livres da doença. O número de óbitos não teve alteração.

Pra quem tem dúvida quanto ao número de casos ativos, é só fazer o número de confirmados menos (-) o número de curados, o resultado são os casos ainda ativos na cidade. Não é a página que faz este boletim, e tbm é bom reforçar que é uma tabela de estatística não um placar. Se cada um fizer sua parte a gente sai dessa numa boa. Só dar mais ênfase aos nossos hábitos de higiene. Boa noite.

Meta de isolamento

Na última quinta-feira (14/05), o prefeito Rafael Agostini divulgou um vídeo em suas redes sociais, falando sobre o tão comentado LOCKDOWN, que são regras mais rígidas de isolamento social que pode ser decretado em Jaú. Na publicação, o prefeito estipulava o número de 60% na medição feita pelo Governo do Estado, sobre a adesão ao isolamento social na cidade neste último fim de semana, 16 e 17 de maio. Mas os números não chegaram nem próximos da meta.

O monitoramento do Estado é feito por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nas cidades paulistas. No sábado (16/05), Jaú registrou 44% de isolamento social, o pior número registrado para um sábado. Já no domingo (17/05) ficou em 49%. Índice muito abaixo dos 61% registrados anteriormente neste dia.

Diante da situação de baixa adesão da população, o isolamento social mais rígido, lockdown, começa a ganhar força, como solução para evitar a disseminação do Coronavírus na cidade. “Nós também precisamos entender que se a situação continuar do jeito que está, se a gente continuar registrando indicies baixos de distanciamento social aos finais de semana, pode ser que daqui algumas semanas não tenhamos outra alternativa”, alertou o prefeito.

No vídeo, o prefeito disse que uma coisa é respeitar a dor, aflição e a necessidade das pessoas que estão precisando ficar na fila da Caixa para buscar o auxílio emergencial, uma coisa é compreender o desespero de quem está indo pra rua em busca do sustento de suas famílias, mas, a pessoa que está no fim de semana fazendo churrasco, fazendo visitas pra parentes e amigos, essas pessoas não estão com a geladeira vazia, a gente não pode aceitar esse tipo de coisa.