SOM DO MUNDO – STING 70 & THE POLICE – POR FERNANDO LAZZARI

O guitarrista e vocalista jauense Fernando Lazzari , fã do The Police preparou um artigo sobre os 70 anos do Sting. Fernando faz parte da banda Griswolds e foi vocalista do Estado de Shock por toda a duração da banda (1.989 a 2.011).

Na semana passada, no dia 2/10/2021, Gordon Matthew Thomas Sumner, mais conhecido como Sting completou 70 anos. O astro multi-instrumentista, cantor e baixista, fundou o The Police em Londres, em 1977.

Quem foi adolescente nos anos 1980 com certeza foi influenciado por pelo menos algum de seus vários hits radiofônicos que misturavam reggae, punk, pop e jazz. E quem toca ou tocou em bandas de pop rock com certeza também tocou alguma canção do trio em algum bar ou pub por aí.

Com o Estado de Shock, chegamos a tocar várias músicas da banda, em todas as nossas formações. Lembro que nos anos finais da nossa banda, tocávamos King Of Pain e eu achava aquela letra enigmática e ao mesmo tempo cativante. Ainda não a compreendi direito até hoje!

Minha história com o Police começou em algum momento da minha juventude na década de 80. Eu e meu irmão Alexandre, com o pouco dinheiro que conseguíamos dos nossos pais, corremos até a loja “Jaú Som” e compramos o vinil de “Synchronicity”.

Com o mega hit “Every Breath You Take” tocando à exaustão nas rádios, acabamos levando para casa muito mais do que um “álbum que continha uma música de sucesso”, e sim, acabamos levando um dos álbuns mais emblemáticos da primeira metade da década. Gastamos o LP de tanto ouvi-lo.

O The Police lançou apenas cinco álbuns de estúdio e é uma das poucas bandas que eu considero ter uma discografia “perfeita”. Mesmo assim o citado e derradeiro “Synchronicity” de 1983 é o meu favorito. Fico aqui imaginando: como uma banda pode encerrar sua carreira com um trabalho em tão alto nível?

Após o fim do Police, Sting partiu para uma bem sucedida  carreira solo e gravou vários álbuns que vão do soul jazz, new age, world music, e em alguns momentos flertando com o pop. O clipe de “Fields Of Gold” passava o dia todo na MTV no meio da década de 1990, tenho certeza que muita gente vai lembrar.

Também fiquei impressionado e muito feliz com a reunião da banda em 2007. Assisti pela TV ao energético e impecável show que o trio fez no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em dezembro daquele ano, com um setlist matador e músicos inspiradíssimos.

Ver o Sting tocando e cantando com aquele baixo velho e descascado me deu prazer. Me diverti do começo ao fim. É claro que as brigas continuaram e a banda anunciou o fim mais uma vez, após a rentável turnê que comemorava os 30 anos do primeiro single. 

Que o competente baixista com sua belíssima e característica voz, possa ser ouvido e assistido por nós por muitos anos ainda!

Com seus Lps, Cds e até no Spotify ele continua dentro da minha casa e dos meus fones de ouvido.

Compartilhe:

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Circuito SESC de Arte

Parque do Rio Jaú tem circuito SESC de arte no Domingo, 19 de maio

Parque do Rio Jaú recebe o Circuito Sesc de Artes neste domingo com música, dança, oficinas e teatro.... (leia mais)
Griswolds USP

Griswolds se apresenta no Centro Cultural da USP São Carlos nesta quarta

Banda jauense de trilhas de filmes faz parte da programação da feira de Ciência da USP - Pint of Science.... (leia mais)
SOS Rio Grande do Sul

Confira alguns pontos de doação em Jaú para o Rio Grande do Sul

Empresas, grupos, escolas da cidade se mobilizam para ajudar Rio Grande do Sul ... (leia mais)