Sexta, A 11 Editora, a Arqueologika e a Comissão de Cultura e Eventos da OAB-Jaú realizam na sede da OAB a exibição do filme Niéde.
O filme será exibido de forma GRATUITA no auditório da OAB de Jaú, dia 23/09/22 às 19:30.
Niede Guidon é uma arquéologa jauense conhecida mundialmente. Os estudos de Niéde reviraram tudo o que se sabia sobre a chegada do Homo sapiens às Américas. Depois dela já foram descobertos novos vestígios no Brasil e na América do Sul que são bem mais antigos. O seu trabalho no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, defende que os primeiros homens a chegarem na América o fizeram há cerca de cem mil anos.
O documentário tem a direção Tiago Tambelli que estará presente na exibição.
PAPO COM DIRETOR
Após a exibição, haverá debate com o diretor Tiago Tambelli. Além de Niede, Tiago já dirigiu documentários como 20 Centavos, Das Almas e Escolas em Luta além de ser diretor de fotografia de vários outros docs entre eles Dominguinhos, Brincante e Cidade de Cinzas.
Ele é membro da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) e sócio efetivo da Associação Brasileira de Cinematografia.
NIÉDE – O FILME
Dirigido por Tiago Tambelli, “Niède” acompanha toda a jornada que Niède teve que fazer para conseguir estruturar um sítio arqueológico naquela região, as polêmicas locais que foram geradas e todas as incríveis descobertas que obtivemos a partir do estudo dela. Partindo deste ponto o didatismo na forma é algo compreensível, e louvável, pois a intenção é que mais pessoas saibam de cada processo que envolve firmar um projeto deste e como os estudos são realizados. A partir desta lógica veremos uma construção bastante sólida através de toda a carreira da cientista, inclusive seus problemas diretos com a ditadura militar. Sem recursos estilísticos, sem chamar atenção pra si, Tiago arquiteta um longa com qualidade ímpar, que dura duas horas e quinze minutos que perde ritmo raramente durante a projeção, tamanho fascínio que gera no espectador.
Retratando a dificuldade de manter um projeto científico no Brasil, o filme irá mostrar os meios utilizados para que os estudos pudessem ocorrer com a precisão que era necessário.
Além disso, irá explicitar todo o trabalho de longo prazo que Niède realizou para que fosse criada uma conscientização da importância daquilo à história nacional, trabalhando diretamente com crianças em projetos educacionais.
Fonte: vertentesdocinema.com
Confira o trailer: