(Assessoria XV de Jaú e Jauclick) – O ano de 2023 começou intenso e agitado para o XV de Jaú, que, com sua categoria Sub-20, participou da 53ª edição do maior campeonato de base do país, a Copinha.
Conhecida como uma vitrine do futebol por revelar jovens atletas em busca de uma oportunidade no mundo da bola, a competição acolhe times de todo o país pelo Estado de São Paulo e Jaú teve a honra de ser a sede do Grupo 5.
A Copinha
No Estádio Zezinho Magalhães, o Galinho recebeu o Flamengo (RJ), Aparecidense (GO) e Floresta (CE), em partidas válidas pela primeira fase do campeonato.
Com sua estreia no dia 02 de janeiro, a equipe jauense venceu o time goiano por 1×0, com um golaço de falta de Chileno. Já contra o Floresta, equipe eliminada pelo Palmeiras nas quartas de final, o Galinho foi derrotado por 2×1.
Valendo vaga para a segunda fase, o Jauzão foi palco de uma partida histórica. Diante de aproximadamente 7 mil torcedores quinzeanos, a bola rolou entre XV de Jaú e Flamengo, em 90 minutos de pura emoção.
Com gol de Matheus Magallanes, a equipe da casa abriu o placar, mas, com um jogador a menos após expulsão, tomou o empate e a virada no começo do segundo tempo do time carioca.
Mesmo com o XV eliminado, o Zezinho Magalhães seguiu recebendo jogos da competição e foi palco de Flamengo (RJ) x Avaí (SC) e Avaí (SC) x Floresta (CE), com transmissões ao vivo pelo SporTV.
Assim, até a terceira fase da Copinha, o Jauzão recebeu 5 times, foi palco de 8 grandes duelos e teve suas redes balançadas 17 vezes, ficando novamente para a história do clube e do futebol nacional.
Por fim, quem conquistou a competição foi o Palmeiras, que disputou a final contra o América-MG, no Estádio do Canindé.
Com o encerramento da Copinha, o foco da diretoria quinzeana está na formação da equipe profissional, que se apresenta no dia 6 de janeiro para dar início à pré-temporada da Segundona, em busca do tão sonhado acesso à série A3 do Campeonato Paulista.
Séria A4 e quinta divisão
Previamente confirmado pelo Presidente da FPF, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão sub-23, provavelmente terá seu formato especial nesse ano. Segundo projetado pela entidade máxima do futebol paulista, a Bzinha desse ano será o divisor de águas para mais uma nova divisão, separando a Bzinha em Séria A4 e a Séria B.
Os participantes desse ano serão qualificados para a série A4 entre os 16 primeiros colocados da divisão. O restante e clubes licenciados, serão rebaixados para essa nova quinta divisão em 2024. Tanto o campeão, quanto o vice, da Bzinha, seguirão para a série A3. Os dois últimos colocados da série A3 serão rebaixados para a séria A4.
A partir de 2024, a séria A1 continuará com 2 rebaixamentos entre os 16 times, as Séries A2, A3 e A4 terão 16 times com 2 acessos e 2 rebaixamentos para cada, sem limite de idade. A Série B será no mesmo formato da Bzinha, ainda sem definição se será sub-23 ou não, com 2 acessos, sem rebaixamento.