A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo elaborou ontem (17) Boletim de Ocorrência sobre o desabamento de parte do prédio localizado na Rua Humaitá, 426, em frente ao Terminal Rodoviário Urbano. No registro a pasta solicita o início de procedimentos relacionados a eventuais providências, haja vista que os proprietários do imóvel em questão já haviam sido notificados sobre a condição precária do prédio.
Após o desabamento às 6h da manhã de ontem (17), imediatamente foram acionados o Departamento de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Habitação e Planejamento Urbanístico (SHPU).
Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Cultural de Jahu (CONPACC), o prédio estava interditado há mais de dois meses.
Norberto Leonelli Neto – Secretário de Habitação e Planejamento Urbanístico – e o Dr. Luís Fernando Rossetto – Promotor de Justiça da Habitação e Urbanismo – estiveram ontem (17) in loco para vistoria do local.
Um dos proprietários do prédio que desabou foi identificado e hoje (18) está recebendo notificação da Defesa Civil com prazo de 48 horas para apresentar responsável técnico para iniciar a demolição. A Prefeitura não será responsável pela demolição, somente acompanhará o processo.
No momento, não há risco iminente de desabamento de outros prédios na mesma quadra, no entanto, por conta de imóvel vizinho atingido por incêndio recentemente, os proprietários também foram notificados para apresentar laudo técnico referente à segurança de seus imóveis.
Após a demolição, que terá acompanhamento de engenheiros da Prefeitura, os demais prédios da quadra serão avaliados com objetivo de verificar se apresentam problemas quanto à segurança e quais medidas deverão ser tomadas pelo Município.