Para visualizar a tela do seu smartphone, é comum a adoção de posturas inadequadas, em que a cabeça fica projetada para frente
e inclinada para baixo. Ficar curvado sobre o celular por um tempo prolongado acaba gerando sintomas iniciais de desconforto muscular, rigidez no pescoço, dores nos ombros, nas costas e cabeça. Com a repetição diária da postura, pode levar a complicações na coluna cervical, como hérnia de discos cervical.
Não é novidade para nossos amigos e pacientes, que há anos nos escutam falar sobre manter a postura e acabam ouvindo os nossos famosos “puxões de orelha”: cresce pela nuca, ou até levanta esse celular!
Assim, como envelhecer é um processo inevitável da nossa existência, nosso corpo vai sofrendo um desgaste natural das estruturas e aliado a má postura acaba acelerando danos que causam dores, formigamentos ou até limitação de movimentos dos braços.
Para desacelerar esse processo, é recomendada a prática de uma atividade física diária. Em alguns casos, é necessária a orientação de um fisioterapeuta, direcionando a conduta de exercícios conforme necessidade específica do paciente.
Uma dica saudável, para quando é necessário o uso prolongado dos smartphones, é de levantar-se de uma em uma hora, e procurar alongar a musculatura do pescoço e braços, beba um copo de água e aproveite para fazer uma pequena caminhada, alguns minutos já são suficientes para deixar o corpo em movimento.