"MODO TABLET"

Para uma melhor experiência de navegação, recomendamos que você use o tablet na horizontal.

Saiba o que fazer quando encontrar uma câmera escondida em sua hospedagem

Alerta de Privacidade: Aumento Alarmante de Câmeras Escondidas em Hospedagens - Saiba Como Proteger-se e Tomar Medidas Legais

Os casos de câmeras escondidas em hotéis, hostel e aplicativos de hospedagem aumentaram muito nos últimos anos.

Além de ilegal, a prática é prejudicial por comprometer a privacidade e a segurança dos consumidores.

Recentemente, foi alvo de notícias, um casal que encontrou uma câmera escondida em um quarto de um condomínio de luxo, na Praia de Muro Alto, em Ipojuca, no Grande Recife. A câmera oculta estava instalada dentro de uma tomada, a qual ficava na frente da cama do casal do apartamento.

Caso você localize algum tipo de câmera escondida deve acionar imediatamente as autoridades policiais para que as providencias criminais sejam tomadas, o ato de registrar, em fotos ou vídeos, cenas de nudez ou ato sexual ou libidinoso em espaços privados sem autorização das pessoas participantes é crime, com pena no código penal com seis meses de prisão ou multa que realizarem o registro de forma ilegal.

Ademais, outra providencia que se é necessário tomar é registrar, seja por foto, vídeo ou por meio de testemunha o ocorrido.

Sendo uma hospedagem, uma prestação de serviço, está sujeita a legislação consumerista, sendo assim, caso ocorra tal ilicitude terá direito a rescisão do contrato e a restituição do valor pago, sem prejuízo ainda de ação judicial em detrimento de danos morais sofridos.

Uma dica bem útil é realizar uma vistoria no apartamento, principalmente em pontos estratégicos para a instalação das câmeras e que devem ser checados pelos hóspedes. Geralmente as câmeras são camufladas e instaladas em quartos e banheiros.

Também se recomenda pesquisar os tipos de câmeras ocultas na internet para facilitar a busca das mesmas. Sempre que necessário, busque um advogado de seu confiança.

Maria Beatriz Ambrosio
OAB/SP nº 416.109

Compartilhe:

Foto de Maria Beatriz Forte Ambrosio

Maria Beatriz Forte Ambrosio

Maria Beatriz Forte Ambrosio é advogada e escreve periodicamente para o Jauclick. OAB/SP nº 416.109

Últimas notícias

César Mantovanelli

Caçambaria inaugura cinema na laje e estúdio Wilson Moraes

André Denadai

Trabalho e Cinema

Gustavo Garrido

Revival 2 | River Side - Fotos

Agenda Jauclick

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

Confira as fotos:

Rockover | General Bar

2006

Confira as fotos:

Sábado na Adega Barril

2004

Confira as fotos:

MANDRAKE | GENERAL BAR

2006

Confira as fotos:

Festa Universitária | Mambo Jambo

2007

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

POR DENTRO

As mais lidas do Mês

César Mantovanelli

XV de Jaú domina Rio Claro, avança à semifinal da Série A3 e fica perto do acesso

André Denadai

Filmes que já sofreram algum tipo de censura em suas exibições

Guilherme Petian

XV de Jaú inicia semifinal em casa na luta pelo acesso

Agenda Jauclick

Feira de Autoras em Brotas neste domingo

Conteúdos em destaque

Câmera Jauclick

Queen Cover | Casarão 682 - Fotos

Confira as fotos do último sábado no Casarão 682, show da banda Bohemian Rock... [leia+]

Educação e inclusão

Senac Jaú abre inscrições para curso gratuito inclusivo

Iniciativa do Senac Jaú fortalece a inclusão profissional e promove encontros com famílias e... [leia+]

Câmera Jauclick

Saint Patrick Day no Grevillea - Fotos

Confira as fotos do Saint Patrick Day no Grevillea que aconteceu no último sábado,... [leia+]