Salve salve rockers de Jaú e toda galera que acompanha o site JauClick. De volta e com força total ao canal Click On Stage, vamos falar de ROCK. Quero aproveitar e dar uma “pincelada” sobre o que rolou nesse ano de 2017.
Falaremos de novidades? Vishh…novidades não faltaram né? Lançamentos, vou relatar alguns:
The Flaming Lips – “Oczy Mlody” – EUA
Gotthard – “Silver” – Suíça
Grave Digger – “Healed by Metal” – Alemanha
Pain of Salvation – “In the Passing Light of Day” – Suécia
Sepultura – “Machine Messiah” – Brasil
Ego Kill Talent – “Ego Kill Talent” – Brasil
Kreator – “Gods of Violence” – Alemanha
Deep Purple – “Infinite” – Inglaterra
Mike + The Mechanics – “Let Me Fly” – Inglaterra
Richie Kotzen – “Salting Earth” – EUA
Kasabian – “For Crying Out Loud” – Inglaterra
Linkin Park – “One More Light” – EUA
Erasure – “World Be Gone” – Inglaterra
Roger Waters – “Is This the Life We Really Want?” – Inglaterra
Rancid – “Trouble Maker” – EUA
Nickelback – “Feed The Machine” – Canadá
Imagine Dragons – “Evolve” – EUA
Mr. Big – “Defying Gravity” – EUA
Coldplay – “Kaleidoscope” (EP)* – Inglaterra
Masterplan – “PumpKings” – Alemanha
Alice Cooper – “Paranormal” – EUA
Accept – “The Rise Of Chaos” – Alemanha
Quiet Riot – “Road Rage” – EUA
Motörhead – “Under Cover” – Inglaterra
Foo Fighters – “Concrete and Gold” – EUA
L.A. Guns – “The Missing Peace” – EUA
Robert Plant – “Carry Fire” – Inglaterra
Weezer – “Pacific Daydream” – EUA
Cavalera Conspiracy – “Psychosis” – Brasil/EUA
U2 – “Songs of Experience” – Irlanda
Rolling Stones – “On Air” – Inglaterra
Neil Young – “The Visitor” – Canadá
Eu disse alguns? Me desculpem, são simplesmente uma mínima parte do que rolou esse ano. Ufaa, e por sinal, mais um ano difícil para a música né? Perdas e mais perdas.
Passaram para “o lado B”.
Quem nos deixou (pelo menos até agora, e que fique assim) em 2017, Chuck Berry, John Wetton, da banda Asia, Karl Franz Hummel, guitarrista da Camisa de Vênus, Chris Cornell, Chester Bennington do Linkin Park, o eterno Kid Vinil, Tom Petty, Otis Clay, David Bowie, Glenn Frey, guitarrista da banda Eagles, o fundador da banda Earth, Wind & Fire, Maurice White, Nick Menza, Fundador do grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, o tecladista Keith Emerson, Prince, Rick Parfitt, guitarrista da banda de rock britânica Status Quo, entre alguns outros que não foram citados.
Tivemos ainda este ano, o Rock in Rio, que digamos de passagem, bem menos rock que todas as outras edições, sendo inclusive excluída desta edição, a noite metal. Portanto, prefiro não comentar sobre o festival desse ano, apesar de não poder deixar passar em branco os shows do Tears For Fears, Aerosmith, Def Leppard e Offspring. Teve ainda a turma do “mimimi” para o show do Guns n’ Roses, como sempre, porém acredito que a história está feita e eles não tem que provar mais nada pra ninguém!
Apesar de não termos encerrado 2017 ainda, já temos alguns lançamentos aguardados para 2018, como por exemplo: Joe Satriani – “What Happens Next”, Machine Head – “Catharsis”, Saxon – “Thunderbolt”, Franz Ferdinand – “Always Ascending”, Blaze Bayley – “The Redemption of William Black”.
O que me parece que com todo material que foi lançado neste ano de 2017, falando em nome do Rock em todas as suas classificações (Alternative, Metal, Southern, Hard, etc…), que foram mais de 400 lançamentos, o estilo continua mais vivo do que muita gente imagina. Pensaremos da seguinte forma: os lançamentos foram tanto de bandas mais novas, como de clássicas. Porém a movimentação contiua, ao contrário de alguns outros estilos musicais que estão cada vez mais “descartáveis”. Observem. Tem muitas “músicas” que você ouve falar que é “o hit do momento”, e realmente são. o Hit do momento. Amanhã não são nem lembradas.
É amigos, o rock tem dessas coisas. JAMAIS é esquecido e é como um bom vinho ou whiskey. Quanto mais envelhecido, mais prazeroso é de ser apreciado.
Desejo a você um ótimo natal e um 2018 cheio de realizações, paz e saúde. Em janeiro estamos de volta com muito mais!