Carolina Panini, da Caçambaria de Jaú, conquista o 1º Lugar do Prêmio Sebrae de Mulher de Negócios agora em São Paulo e é finalista do Prêmio Sebrae Nacional.
Foram 266 inscrições no estado de São Paulo, das quais somente 15 foram selecionadas, distribuídas em 5 categorias.
Carolina estava entre as 3 finalistas na categoria “Pequenos Negócios”. As outras finalistas pertencem às categorias “Produtora Rural”, “MEI”, “Ciência e Tecnologia” e “Negócios Internacionais”. O prêmio reconhece as histórias inspiradoras e encoraja outras mulheres a acreditarem em seu potencial.
Antes de vencer, Carol falou da importância de participar como finalistas do Premio Sebrae
“Tenho pensado bastante sobre o impacto dessa seleção na minha vida, como empreendedora, na visibilidade como consultora de cultura de economia criativa, e para a Caçambaria também. Para mim é o reconhecimento de uma trajetória que envolve muito afeto. A Caçambaria faz parte da minha vida. Acredito também que estimule pessoas a colocarem em prática ideias que gerem impacto social, ambiental, e que podem melhorar a vida das pessoas”, diz.
Acompanhe o vídeo registrado por Cleo Furquim, assessora de imprensa da Caçambaria do momento da vitória dela.
PROXIMAS ETAPAS
As vencedoras seguirão para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para ocorrer em evento especial. Nesses 20 anos de história, mais de 200 mulheres já receberam o PSMN, entre as mais de 100 mil inscritas.
“A visibilidade do prêmio mostra a outras pessoas a possibilidade de transformar esses projetos em negócios de impacto, de transformação social e ambiental. Às vezes as pessoas nem acreditam que sua ideia pode ser um negócio. Com essa visibilidade elas podem se inspirar enxergar potenciais negócios criativos, circulares e de impacto positivo”, Carolina Panini – Portal do Sebrae.
CAROLINA E A CAÇAMBARIA
Criada em 2012 por Carolina, a Caçambaria tem Proacs aprovados desde 2014 – um dos pioneiros no tema Economia Criativa. Feiras, oficinas e projetos aprovados pelo governo do Estado, como “Voa Passarinho” e “Da Raiz a Copa”, dentre outras iniciativas as quais fazem da Caçambaria, uma empresa criativa de destaque no estado.
A Caçambaria executou também o projeto Vila Nova- Horta Comunitária, selecionado em edital da Benfeitoria, por meio do Fundo Todo Cuidado Conta, além da participação de Carolina no MICSUR, em 2015, na Argentina, onde representou o país em Negócios Criativos, dentre outros encontros. Em 2020, a gestora recebeu o título de Master of Borogodó, da Transcriativa.
Ao longo dos anos, uma série de eventos culturais (música, artesanato, cultura afro, palestras e oficinas) movimentam o espaço adaptado da Caçambaria que estimulam e captam os mais diferentes públicos e está pronto para receber diversidades culturais, por meio de engajamento e educação sustentável.