O melhor de Jaú e região em um só lugar! Desde 1999

Categoria: ,

Senado faz homenagem aos cem anos do Hospital Amaral Carvalho

Jauclick

Jauclick

Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

(Agência Senado)
O Senado prestou homenagem nesta terça-feira (17) aos cem anos do Hospital Amaral Carvalho, referência nacional no tratamento do câncer e no transplante de medula óssea. Localizado na cidade de Jaú, São Paulo, o hospital filantrópico recebeu elogios de parlamentares por oferecer um tratamento humanitário e por contar com um grande corpo de voluntários.

Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

A sessão especial do Plenário foi requerida pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que lembrou que o hospital começou com a preocupação da família Carvalho, em 1915, com o grande número de morte de mães no parto de seus bebês. A família doou o terreno onde foi construída a maternidade, que futuramente seria o hospital Amaral Carvalho. Para a senadora, o mais tocante, ao visitar o hospital em 2010, foi ver que havia ali uma gestão humanizada.

— Sem dúvida é um hospital que reúne a competência, a capacidade e a solidariedade para cada recurso investido e continua a salvar vidas — disse.

A senadora destacou também que o hospital atende cerca de 75 mil pacientes, em 40 especialidades médicas. Os procedimentos oncológicos, como radioterapia e quimioterapia, atingem o número de 1 milhão. E o modelo de gestão privada e filantrópica consegue atender cerca de 95% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

— Isso é um feito extraordinário — ressaltou Marta.

O deputado federal Milton Monti (PR-SP) afirmou que as duas marcas mais importantes do hospital são a preocupação com um tratamento humanizado dos pacientes e o grande corpo de voluntários. O mesmo disse o deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), destacando o número de 5 mil voluntários do hospital. O deputado Dr. Sinval Malheiros (PTN-SP), disse que o Amaral Carvalho é como uma pirâmide que conta, no topo, com os gestores, e, na base, com os voluntários. E o deputado Major Olímpio (PSOL–SP), ressaltou a importância de continuar exigindo do poder público os recursos para a saúde da população.

Na sessão, ainda falaram o presidente do Hospital Amaral Carvalho, Vitorio Munerato Neto; o superintendente do hospital, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro; o diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do estado de São Paulo, Edson Rogatti; e o jornalista Milton Neves. O superintendente Antonio Navarro disse que até o final do ano, será inaugurado o Hospital da Mulher com as áreas de ginecologia e mastologia, duas das principais áreas para o combate do câncer em mulheres.

— Em nome da Fundação Amaral Carvalho quero expressar agradecimento aos excelentíssimos senhores parlamentares, à senadora Marta Suplicy que, com suas emendas individuais, permitiu que o hospital Amaral Carvalho viesse a edificar, até o final do ano esperamos estar pronto, o Hospital da Mulher, para atender em ginecologia e mastologia — afirmou.

EM DESTAQUE

ANÚNCIOS SUMUP CONSULTOR PETERSON

ÚLTIMAS NOTÍCIAS