O melhor de Jaú e região em um só lugar! Desde 1999

Categoria: ,

Pilates: o método e o uso

Jauclick

Jauclick

Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Você sabe de onde vem o Pilates?

Dra. SIRLEI MORELLI SACCARDO – CREFITO: 3/17655F Dra. MIRELLE DE MORAES CAPARROZ MACHADO – CREFITO:3/29097F Dr. CARLOS EDUARDO PENGO MACHADO – CREFITO:3/30794F

A técnica Pilates tem origem na própria história de vida do Joseph Hubertus Pilates. Um alemão que teve interesse muito cedo por atividades físicas, por ter sofrido com algumas doenças como: asma, raquitismo e febre reumática. Mas, foi num campo de concentração em Lancaster-1914, que a técnica começa dar seus primeiros passos, quando Joseph foi considerado “inimigo estrangeiro” pelas autoridades britânicas, foi exilado e aproveitou para fazer suas primeiras experiências em corpos alheios ao seu, utilizava as molas dos colchões para trabalhar resistência muscular (daí vem à origem das molas dos aparelhos de pilates). O resultado foi incrível: nenhum dos internos que fizeram parte do seu treinamento se contagiou com a epidemia de influenza, que matou milhares de outros colegas internos naquela época. Mais tarde, Joseph vai pra Nova York e aprimora a técnica que hoje chamamos de Pilates, trabalhando a reabilitação e condicionamento físico dos bailarinos do New York City Ballet de maneira inovadora e eficaz.

A partir daí, ele desenvolveu os primeiros aparelhos e a fundamentação dessa técnica que hoje abrange o mundo todo.

Você faz PILATES mesmo?

Hoje se escuta muita gente dizendo que faz PILATES. Ótimo!
Porém, o que notamos é que em alguns casos está havendo uma “banalização” do método, transformando-o em “espetáculo acrobático” ou então “aula”, em que um número muito grande de pessoas realizam os mesmos movimentos, não considerando os limites e as necessidades individuais.

Para nós, FISIOTERAPEUTAS especializados em REEDUCAÇÃO POSTURAL, o método PILATES veio para acrescentar e enriquecer o tratamento e/ou prevenção de patologias à coluna, visando o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, independente da idade.

O método PILATES é rico em possibilidades e variedades de exercícios e exige atenção e correção, não só de quem realiza mas, principalmente, do profissional que orienta. Por isso, não é possível realizar uma “aula” com muitas pessoas para um único profissional.

“HÁBITOS INCORRETOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIORIA DE NOSSAS DOENÇAS, SE NÃO POR TODAS ELAS” – Joseph Pilates

EM DESTAQUE