Você sabe de onde vem o Pilates?
A técnica Pilates tem origem na própria história de vida do Joseph Hubertus Pilates. Um alemão que teve interesse muito cedo por atividades físicas, por ter sofrido com algumas doenças como: asma, raquitismo e febre reumática. Mas, foi num campo de concentração em Lancaster-1914, que a técnica começa dar seus primeiros passos, quando Joseph foi considerado “inimigo estrangeiro” pelas autoridades britânicas, foi exilado e aproveitou para fazer suas primeiras experiências em corpos alheios ao seu, utilizava as molas dos colchões para trabalhar resistência muscular (daí vem à origem das molas dos aparelhos de pilates). O resultado foi incrível: nenhum dos internos que fizeram parte do seu treinamento se contagiou com a epidemia de influenza, que matou milhares de outros colegas internos naquela época. Mais tarde, Joseph vai pra Nova York e aprimora a técnica que hoje chamamos de Pilates, trabalhando a reabilitação e condicionamento físico dos bailarinos do New York City Ballet de maneira inovadora e eficaz.
A partir daí, ele desenvolveu os primeiros aparelhos e a fundamentação dessa técnica que hoje abrange o mundo todo.
Você faz PILATES mesmo?
Hoje se escuta muita gente dizendo que faz PILATES. Ótimo!
Porém, o que notamos é que em alguns casos está havendo uma “banalização” do método, transformando-o em “espetáculo acrobático” ou então “aula”, em que um número muito grande de pessoas realizam os mesmos movimentos, não considerando os limites e as necessidades individuais.
Para nós, FISIOTERAPEUTAS especializados em REEDUCAÇÃO POSTURAL, o método PILATES veio para acrescentar e enriquecer o tratamento e/ou prevenção de patologias à coluna, visando o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, independente da idade.
O método PILATES é rico em possibilidades e variedades de exercícios e exige atenção e correção, não só de quem realiza mas, principalmente, do profissional que orienta. Por isso, não é possível realizar uma “aula” com muitas pessoas para um único profissional.
“HÁBITOS INCORRETOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIORIA DE NOSSAS DOENÇAS, SE NÃO POR TODAS ELAS” – Joseph Pilates