Apple apresenta o iPhone X. 10 anos de iPhone

O iPhone X, ou 10, foi o anúncio de “one more thing…” da keynote de hoje e ele é certamente o iPhone mais interessante que a Apple lança em anos. O novo modelo abandona as telas LCD e o botão Home, evolui a tela de retina, traz carregamento sem fio e uma câmera frontal com reconhecimento facial para desbloquear o celular e animar emojis.

Uma senhora tela

O iPhone X o primeiro celular da Apple a ter o que a empresa chama de tela infinita, uma vez as 5,8″ dela ocupam a a parte frontal do celular quase que por completo — as pequenas bordas ao redor da tela (que não puderam ser eliminadas) ajudam a mostrar onde começa e onde acaba o telefone. O aparelho dispensa as telas LCD, dando boas vindas as telas OLED, que apresentam mais cores e melhor resolução — resolução esta que também foi promovida: são 2436 x 1125 pixels que completam o conjunto nomeado de Super Retina Display.

Como explicou Phil Schiller, vice-presidente de marketing, é a primeira vez que uma tela OLED se adequa aos padrões da Apple.

O iPhone X traz ainda suporte a HDR, HDR10 e Dolby Vision. A tecnologia True Tone ajusta de forma dinâmica o balanço de branco da tela, fazendo com que a leitura nela seja semelhante a ler em um papel.

Adeus botão Home (Olá, Face ID)

Os boatos são verdadeiros. O novo iPhone X não tem mais um botão físico abaixo de sua tela, o que é até compreensível quando levamos em consideração que ela ocupa quase que a parte frontal inteira do celular. Mas com o fim do botão Home, a função Touch ID também foi descontinuada. E agora, como é que eu vou desbloquear este celular?

Não por isso. Para substituir o reconhecimento de digitais, a Apple apresenta uma nova maneira de desbloquear o celular: Face ID. Essa nova tecnologia de reconhecimento facial em três dimensões desbloqueia o telefone assim que a câmera frontal reconhece o usuário — e, sim, você pode colocar óculos, mudar o corte de cabelo, as roupas e até deixar crescer a barba, pois a Apple promete que ele vai continuar a te reconhecer (inclusive no escuro!).

Os sensores de reconhecimento do iPhone X (que não são poucos), diferentes de outras tecnologias do tipo, usam mais de 30.000 pontos infravermelhos para garantir que uma mera fotografia do seu rosto não seja capaz de desbloquear o telefone.  A tecnologia do Face ID permite desbloquear o aparelho, além também de autorizar pagamentos no Apple Pay e a acesso a aplicativos de terceiros.

Além disso, para sair de um aplicativo e voltar a Home ou abrir a página de multitarefas, em vez de apertar o botão, é necessário apenas deslizar de baixo para cima para voltar a Home, e deslizar de baixo para cima e segurar o dedo na tela para abrir a página de multitarefas.

A Apple promete que a nova forma de desbloquear e manusear o iPhone X será tão prática e intuitiva quanto nos modelos anteriores.

Câmeras, câmeras e câmeras

A nova câmera frontal de 7 megapixels recebe o nome de True Depth. Além do reconhecimento em três dimensões, ela captura um grande número de cores, possui auto estabilização de imagem e um preciso controle de exposição. E assim como os modelos anteriores, ela também captura algumas incríveis selfies com o fundo desfocado.

Já na parte de traz, o iPhone X traz duas câmeras de 12 megapixels na vertical. Uma com lente grande angular de abertura ƒ/1.8 e um telefoto com abertura de ƒ/2.4. Um novo e melhorado sensor permite um processo avançado de pixels, maior captura de cores, autofoco mais rápido, inclusive em baixa luminosidade, e melhores fotos com o efeito HDR. O novo flash True Tone oferece duas vezes mais uniformidade da luz e inclui uma sincroniza mais lenta, resultando em uma melhor iluminação para o fundo da imagem.

Essa combinação simula as câmeras DSLR e permite registrar surpreendentes fotos com o fundo desfocado. A Apple também apresentou uma nova função fotográfica chamada Portrait Lighting, que combina flash e a profundidade e um mapa de profundidade do telefone para simular condições similares a um estúdio de fotografia. Apesar de ainda estar em beta, ele traz fotos com detalhamentos e modificações impressionantes:

As novas câmeras também permitem a melhor qualidade de vídeo já capturada por um celular, com melhor estabilidade de vídeo, resolução em 4K, 60 quadros por segundos e slow motion em 240 quadros por segundo.

Animoji

Além do Face ID, a nova câmera TrueDepth permite… animar emojis. Os sensores reconhecem suas expressões faciais e as transfere para um dos doze emoji disponíveis, incluindo um panda, uma raposa e, claro, o emoji de cocô.

A11 Bionic

Tudo isso é possível graças ao novo processador A11 Bionic que a Apple trará exclusivamente no iPhone X. Segundo a empresa, este é o mais rápido e poderoso chip a ser utilizado por um smartphone. Ele possui uma CPU de seis núcleos, sendo duas dedicadas a performance e outras quatro para eficiência — eles são 25 e 75% mais eficientes que o chip A10 Fusion, respectivamente.

O A11 Bionic é 70% melhor durante multitasking e ainda dá duas horas a mais de performance que o iPhone 7. A GPU presente no chip, de três núcleos, permite gráficos 30% mais rápidos que a geração anterior. O chip possui ainda uma rede neural que pode fazer 600 bilhões de operações de processamentos em tempo real por segundo.

Preço (bem) salgado

O iPhone X chega ao mercado dia 3 de novembro, com modelos de 64 GB e 256 GB de capacidade e custando a partir de U$ 999 (ai!). Preços e disponibilidade no Brasil não foram divulgados, mas eu prepararia o bolso se fosse você.

(Gizmodo)

Compartilhe:

Jauclick
Jauclick
Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Vagas-de-emprego

Confira as vagas de emprego do PAT de 15 a 19 de abril

Confira as vagas de emprego disponíveis para a cidade de Jaú... (leia mais)
XV-de-Jaú-x-rio-Branco-Semifinal

XV de Jaú enfrenta o Rio Branco por acesso e vaga para a final da A4

Primeiro jogo será em Americana e o confronto decisivo será no Estádio Zezinho Magalhães... (leia mais)
Adoção-Responsável-capa

Filhotes de Cães e Gatos disponíveis para adoção responsável

Dois "bebês" de 50 dias e gatinhos filhotes estão disponíveis para Adoção Responsável.... (leia mais)