O renascimento da esperança através do marketing no futebol

(Agência Only! – Por Cesar Mantovanelli – Informe publicitário)

Tudo começou com um contato despretensioso. Apresentar uma estratégia de explorar um clube de futebol, licenciado das competições, mas que deveria estar empenhado em resgatar o amor do torcedor.

Desafio aceito. Nascia uma parceria entre o Grupo Only! Savoia e o Galo da Comarca.

Você ama o XV, apenas tinha se esquecido disso!”

Essa foi a primeira fase da campanha de fortalecimento da marca XV DE JAÚ dentro da cidade. A agência, em parceria com o clube, resolveu criar uma série de produtos licenciados para serem vendidos: camisa retrô, pôster, bandeiras. O objetivo foi atingido com sucesso. Mostramos ao mundo que o XV de Jaú é um patrimônio do futebol. Na verdade, fizemos lembrar.

O torcedor sentiu o resgate do amor ao clube e a necessidade de consumir o XV DE JAÚ!

Marolla, Nando Reis, 2 Reis (filhos de Nando Reis), Milton Neves… muitos foram os garotos propagandas do XV de Jaú nessa fase. De forma espontânea e estratégica.

Nando Reis e seus filhos (2 Reis)

Para comemorar o tradicional “Dia de Reis”, Nando Reis e seus filhos Théo e Sebastião gravaram um vídeo usando os uniformes retrô do galo da Comarca. Uma honra para nós e um orgulho para o torcedor XVano.

Mas e o time? E o futebol?

No final do ano, o XV estava pronto para voltar aos gramados. A organização e fortalecimento da marca trouxeram um parceiro para assumir a Gestão do clube. 2016 o XV estaria de volta aos gramados.

Na apresentação da nova parceria do clube, o EU TÔ VOLTANDO (vídeo produzido pela TV Câmara, passado na apresentação da parceria).

2016 – Juntos Somos Mais Fortes

O XV de Jaú estava de volta aos gramados, depois de um ano de licenciamento, a cidade voltava a respirar o GALO DA COMARCA. Agora o Grupo Only! Savoia tinha um objetivo maior e um contrato assinado com o investidor do Galo.

A volta dos XV aos gramados, em conjunto com as campanhas de marketing, garantiram o sucesso de público para o Galo, que teve a melhor média da série B (pouco mais de 4 mil por jogo) e colocou o XV entre uma das maiores médias do estado (e do Brasil).

Camisa da temporada 2016 – mais de 1.000 vendidas

O “manto” do ano de 2016 trouxe de volta o minimalismo dos uniformes. Foram vendidas mais de 1.000 camisas oficiais – números espetaculares para um clube que vinha de um licenciamento – e o faturamento foi importantíssimo para ajudar o clube.

Patrocinadores

Na retomada, muitas empresas da cidade, e de fora dela, abraçaram a volta do Galo aos gramados. Placas de publicidade, patrocínios na camisa: O XV estava de volta à mídia. Investir no Galo voltou a ser um bom negócio.

Visibilidade

Durante a temporada de 2016, o XV esteve presente, semanalmente, nas maiores mídias do país: hora falando de sua campanha, hora falando do espetáculo que foi a presença de sua torcida. Rede Globo, Bandeirantes, UOL, ESPN, colocaram em pauta o Galo da Comarca. Mídia espontânea foi gerada. Marcas apoiadoras do clube foram divulgadas nos quatro cantos do país, aglutinadas ao Galo e sua apaixonada torcida.

Galo TV

No mesmo ano a GALO TV foi criada e começou a gerar conteúdos relacionados ao clube, propagando ainda mais as marcas vinculadas ao clube. Um canal oficial do clube, com números de acessos suficientes para garantir o investimento publicitário no clube. Mais uma mídia agregando conteúdo. Hoje são mais de 1500 inscritos no canal no Youtube.

Dentro de campo: Quase o acesso!

O campeonato, enfim, começou. Na estreia uma derrota preocupante. Mas com o andar do campeonato, o time foi engrenando e buscando os resultados dentro e fora de casa. Classificação na primeira fase. Classificação na segunda. Passagem pelas quartas de final e um revés na semifinal para o Desportivo Brasil.

Lembrando que o regulamento da competição, diferente dos anos anteriores, promovia o acesso de apenas 2 equipes. O XV acabou ficando na quarta colocação geral, o que em anos anteriores garantiria o acesso.

Categoria de Base

Junto com o renascimento do time, veio o investimento na base.

O Galinho chegou à decisão do Campeonato Paulista Sub-20 do ano e ergueu a taça. E lá estavam os patrocinadores, novamente, na mídia.

2017 – Fibra de Campeão

2017, depois de uma excelente campanha dentro dos gramados o Galo planejou o ano de 2017 como o ano não só do acesso, mas o ano do título.

Aproveitamos, aqui, pra justificar como funciona um planejamento de marketing esportivo: TODOS devem falar a mesma língua. Quando é planejada e aprovada uma campanha, todos os envolvidos devem estar em sinergia para informar.

Qualquer jogador que pretende vestir a camisa do XV de Jaú deve conhecer o tamanho e o peso que tem essa camisa. Se ele não tiver noção disso, ele não conseguirá corresponder, principalmente em relação à torcida que esse time tem.

“FIBRA DE CAMPEÃO” é um trecho do hino do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú e foi utilizado na campanha do ano de 2017. O seu principal objetivo era integrar diretoria, jogadores e torcida na busca do tão desejado acesso. E funcionou. Mais um objetivo realizado.

Patrocínio recorde

Foram mais de dezenas de placas de campo comercializadas e o Jauense via, no Zezinho Magalhães, um estádio repleto de publicidade.

Mais do que qualquer investidor do futebol, as empresas da cidade que patrocinaram o clube, geraram uma receita mensal para o Galo que garantiram uma certa tranquilidade.

Uniforme da temporada

No ano de 2017, resolvemos ousar. Criamos um uniforme diferente dos demais apresentados até então. Nas cores verde e branca, o uniforme ganhou alguns detalhes diferentes, na busca de ser um item de interesse para torcedores que gostam de colecionar camisas. Deixou de ser “mais do mesmo” para ser novidade. E deu certo.

Ótimas vendas de camisa e exposição em gramados de todo o estado.

Sócio torcedor e suas ações

O lançamento de um programa de sócio-torcedor era um sonho antigo da Agência e da Diretoria. Depois de alguns empecilhos, o plano foi lançado somente no ano de 2017. Foram mais de 400 sócios que desfrutaram do plano durante a temporada, tendo acesso gratuito aos jogos e participando de ações nos intervalos das partidas realizadas em Jaú.

Mais um plano inédito na história do Galo da Comarca.

Ações no intervalo das partidas

Dentro de campo

Infelizmente, dentro de campos as coisas não aconteceram conforme o planejado. Após uma primeira fase de altos e baixos, veio a classificação para a segunda fase.

Na segunda fase, uma campanha abaixo da média e a não classificação. Infelizmente o XV ficou no meio do caminho, dentro de campo.

Novo Mascote

O planejamento ainda previa o lançamento do mascote durante a terceira fase da competição, mas que veio a acontecer apenas no final do ano. Em parceria com o Designer Marcelo Arradi, lançamos o novo mascote oficial do clube.

Semifinal do Paulista Sub-20

Enquanto as ações eram desenroladas, dentro de campo o time sub-20, campeão do ano anterior, percorria os gramados do estado fazendo outra grande campanha. Infelizmente o time caiu nas semifinais e não conquistou o bicampeonato. Mas uma segunda grande campanha foi feita na base do Galo da Comarca.

Copa São Paulo de Futebol Júnior

Encerramos a temporada de marketing 2017 em 2018, na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A maior competição de base do Brasil e que contou com a participação do Galo, depois de 8 longos anos sem participação.

Além do principal objetivo, que é mostrar aos grandes times e empresários, os talentos da base dos clubes, a Copinha também tem um forte apelo midiático, devido a massiva cobertura de canais como ESPN e Sportv, além de ser pauta nos grandes veículos de comunicação dos principais sites e canais de TV.

Encerramos em grande estilo, com uma inédita classificação para a segunda fase e um empate com o Internacional-RS e derrota nas penalidades.

E a camisa do XV sendo mostrada para todos o mundo!

Mais números:

Durante o período, a página do Galo teve um salto de 5.727 curtidas para 21.726.

Um aumento de 4 vezes o número inicial.

São pessoas de mais de 400 cidades e 15 países seguindo o XV de Jaú no facebook.

Jauclick

Jauclick

Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Agenda Esportiva

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Xv-de-Jaú-1-x-1-Joseense

XV de Jaú empata com o lanterna e cai na tabela de classificação

Galo abre o placar e Joseense, lanterna do campeonato, consegue... (leia mais)
Derrota-em-Limeira

XV de Jaú perde para o Independente de Limeira

Com um jogador a mais o Galo não consegue criar... (leia mais)
Topo-Empate-em-Taquaritinga-notícia

XV de Jaú empata com o CAT em 0x0

Jogo da nona rodada do Paulista da A4 ocorreu neste... (leia mais)