O melhor de Jaú e região em um só lugar! Desde 1999

Categoria: , ,

“Nunca tivemos tantos pacientes internados como agora”

"Pacientes graves e novos, com menos de 40 anos”. Alerta foi feito pelo provedor da Santa Casa de Jahu, Alcides Bernardi Júnior.
Paulo César Grange

Paulo César Grange

Paulo César Grange, o PC, é jornalista e editor responsável do JAUMAIS
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Alerta foi feito pelo provedor da Santa Casa de Jahu, Alcides Bernardi Júnior, em entrevista à Rádio Piratininga

O cenário de hoje era impensável dois meses atrás quando se fala em covid. Em 13 de novembro a Santa Casa de Jahu só tinha 16 pacientes internados e o número caia dia após dia. Hoje, em 18 de janeiro, o número só cresce. Já está em 76 o número de pessoas internadas. Uma disparada sem precedentes. São 45 na enfermaria e 31 na UTI.

“Nunca tivemos tantos pacientes internados como agora. Pacientes graves e novos, com menos de 40 anos”, diz o provedor da Santa Casa de Jahu, Alcides Bernardi Júnior, em entrevista ao radialista Beto Cassolo, da Rádio Piratininga, na manhã de hoje. “E são pacientes graves e jovens, vários pacientes de 32 anos, com menos de 40 anos. Está complicado. Esperamos não ter que mandar pacientes de Jaú para cidades de fora.”

No início e meados de novembro esperava-se que Jaú e região subisse para a fase Azul no Plano São Paulo. Agora, já rebaixado para a fase Laranja, espera-se regredir para a Vermelha na próxima atualização pelo governo do Estado. Bernardi Júnior diz “achava que a pandemia ia terminar” em novembro, quando chegou ao menor nível de ocupação na UTI. “Agora é o contrário”.

Pacientes de outras cidades, segundo o provedor, são internadas nos leitos do SUS (18 entre UTI e enfermaria). Quando não há vagas são direcionados para o sistema de regulação de vagas do Estado, a CROS. E, nesse caso, o paciente em vem para a Santa Casa. Em relação a pacientes de Jaú todos ainda estão sendo atendidos no próprio hospital.

Alerta

“Peço que a população não se aglomere, que use máscara, lave as mãos, use álcool gel, mantenha distância quando vai às compras.

Mais leitos

O provedor da Santa Casa disse que está ampliando com recursos próprios o número de leitos de UTI. A questão é se vai ter respirador para todos e quem vai pagar a conta pelo atendimento. “Estamos terminando mais uma parte para aumentar mais 12 leitos. A parte do primeiro andar deverá ficar com 40 leitos. Isso até o fim do mês.”

Fonte: Jaumais

EM DESTAQUE