Vacinação contra gripe com começa segunda-feira

Idosos e trabalhadores da saúde são os primeiros a receber a dose

Será nesta segunda-feira o início da vacinação contra a gripe comum. O governo federal antecipou a programação por causa do coronavirus e dá largada aos prioritários idosos e trabalhadores da saúde. Em Jaú, os postinhos estarão abertos o dia todo. A secretária de Saúde de Jaú, Márcia Nassif, orienta sobre os procedimentos a serem adotados na campanha.

“Gostaria de informar que, na próxima segunda-feira (23/03), tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). As unidades básicas de saúde estarão aplicando as doses de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, em pacientes acima de 60 anos e profissionais de saúde. No momento, não está liberada a vacinação para as demais faixas etárias. Aguardamos orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde”, pontua a secretária.

ABAIXO, NOTÍCIA DO JC SOBRE A VACINAÇÃO NACIONAL

A Secretaria de Estado da Saúde inicia na segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra gripe com estratégias diferenciadas para evitar aglomerações e prevenir a população contra a Covid-19. Na área de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6), que inclui 68 cidades, o público-alvo que deve ser imunizado está estimado em 668.378 pessoas. Deste total, 57.685 são trabalhadores da área da saúde e outros 213.767 são idosos.

Até esta sexta-feira (20), havia cerca de 11,5 mil pontos de vacinação fixos e volantes previstos para todo o Estado, incluindo escolas, creches, farmácias, barcos, ônibus e veículos, de forma a alcançar o público-alvo em todas as regiões.

A Divisão de Imunização estadual orientou todas as cidades quanto à dinâmica de atendimento especial. Seguindo a legislação, deverão ser priorizados idosos com mais de 80 anos e haverá triagem diferenciada (leia mais abaixo).

A expectativa é imunizar 90% da população-alvo de 15,4 milhões de paulistas contra o vírus Influenza. O início da campanha foi antecipado com apoio do Instituto Butantan, que acelerou a produção de 75 milhões de doses de vacina.

Neste ano, a campanha ocorrerá em três etapas definidas pelo Ministério da Saúde, responsável por enviar as doses aos estados. A primeira começa dia 23 e é voltada a idosos e trabalhadores da saúde, no total de 6,1 milhões de pessoas.

A partir do dia 16 de abril, serão vacinados professores, equipes que trabalham nas forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

No dia 9 de maio começa a terceira etapa, que será para gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto), crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, povos indígenas e demais grupos prioritários, inclusive dois novos públicos inseridos neste ano: adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla).

Na data de início dessa última etapa também está previsto o “Dia D” de Mobilização Nacional, quando os postos deverão funcionar no sábado, das 8h às 17h. “A vacina irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza de três tipos e é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe, otites e sinusites. É indispensável que as pessoas respeitem as etapas para que não haja aglomerações nos postos, evitando a transmissão de doenças respiratórias, como a Covid-19 e a própria gripe”, explica a diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araujo.

Novo coronavírus

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas, segundo o secretário de estado da Saúde, José Henrique Germann, a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. “A decisão de antecipar a campanha tem a intenção de proteger a população contra a Influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de Covid-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, explica.

A orientação aos profissionais que trabalharão na campanha é para que haja organização da fila e do ambiente. Deverá ser feita uma triagem com identificação de sintomático respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar. Se a pessoa tiver febre ou mau estado geral, deverá ser colocada máscara no paciente e adiada a vacina, com orientação para ida a um serviço de saúde. Máscaras também deverão ser colocadas naqueles que tiverem tosse ou coriza, mas, nesses casos, a dose poderá ser aplicada e a pessoa será orientada a procurar um serviço de saúde.

As equipes deverão anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos um metro entre o anotador e o paciente. Cada profissional deverá usar caneta própria e álcool deverá ficar disponível para uso. O vacinador não precisa utilizar luvas nem máscara cirúrgica, apenas seguir as normas de higienização.

Compartilhe:

Jauclick
Jauclick
Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Telemarketing

O recebimento excessivo de ligações de telemarketing pode ensejar indenização por danos morais

Código deDefesa do Consumidor afirma que expor consumidor a excessiva... (leia mais)
atlestismocaixa01

Jauense conquista ouro no Circuito Loterias Caixa de Atletismo

Thiago de Souza e seu guia, Gabriel Biscoito, conquistaram o... (leia mais)
Capa-Blog-do-Moraes-Homenagem-ao-Moraes

Constatações e pensamentos de um sonhador

Relatos do que aconteceu no dia 09 e 10 de... (leia mais)