Polêmica: lista de vacinados tem nomes repetidos

Em dois dias, mesmo nome teria recebido três vezes a segunda dose
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

A lista de vacinados contra a Covid-19 em Jaú ainda causa polêmicas: menos de 48 horas após a divulgação obrigatória, realizada pela Prefeitura após imposição de uma lei municipal, nova análise das informações levantam mais suspeitas de irregularidades, conforme o DDJ já vinha denunciando desde ontem (11/05). O caso de uma profissional da saúde é o que mais chama atenção até agora.

Neste momento, autoridades políticas se debruçam para compreender a existência de um número expressivo de homônimos, ou seja, nomes idênticos. Como o executivo não cumpriu com a obrigação de disponibilizar parte da numeração do CPF de cada pessoa vacinada, não é possível – ainda – saber, por exemplo, quantas “Maria Aparecida dos Santos” existem em Jaú, já que o nome aparece 12 vezes na lista (nove delas como aplicação de primeira dose).

Outro nome comum, “José Carlos da Silva” está listado em 11 oportunidades, enquanto “Luiz Carlos de Oliveira” aparece em nove ocasiões. E não para por aí: cinco nomes constam oito vezes; dois, em sete vezes; nove, seis vezes; 13 nomes, cinco vezes; 78 nomes, quatro vezes; 103 nomes, três vezes.

Profissional da saúde duplicada?

Um dos casos mais relevantes, descoberto pelo DDJ, inclui uma profissinoal da saúde, cujo nome não será revelado, já que se trata uma nomenclatura pouco comum e poderia causar constrangimentos. Diferentemente da Prefeitura, que aparenta ter atribuído dados aos nomes de muitas pessoas de forma aleatória, o DDJ respeita a identidade de cada um e deseja apenas o esclarecimento.

O nome, de iniciais R.V., aparece na lista como tendo recebido a primeira dose na Unidade Básica de Saúde do bairro São Benedito, em 01 de fevereiro; até aí, tudo normal, dentro do contexto de vacinação desse público. O problema ocorre na sequência, já que o mesmo nome aparece com três segundas doses: duas em 05 de maio e uma no dia seguinte. Detalhe: todas no mesmo postinho.

Até o fechamento da reportagem, a Prefeitura não se posicionou publicamente sobre as suspeitas e os erros levantados desde a publicação da lista.

ANÚNCIOS SUMUP CONSULTOR PETERSON