Apple WWDC 2021: iOS 15, novos MacBook Pros e o que mais esperar

Evento WWDC ocorre na segunda, 7 de junho

A conferência anual de desenvolvedores da Apple, a Worldwide Developers Conference (WWDC), está chegando, iniciando com a apresentação principal em 7 de junho. Como no ano passado, o WWDC será um evento totalmente digital e apenas online devido à pandemia COVID-19, e para a apresentação, podemos esperar outro vídeo bem produzido destacando tudo o que a Apple tem reservado.

Embora não esperemos nenhum anúncio como os novos processadores próprios dos Macs, que foi a grande notícia do WWDC 2020, a Apple presumivelmente tem algumas mudanças notáveis ​​em andamento para iOS, iPadOS, macOS e seus outros sistemas operacionais. E se os rumores atuais se confirmarem, também poderemos ver os novos MacBook Pros com o retorno de alguns recursos há muito perdidos, como o carregamento do MagSafe.

Foto de Vjeran Pavic / The Verge

IOS 15 PODE TRAZER MELHORIAS PARA NOTIFICAÇÕES E IMESSAGE

Não ouvimos muito sobre o que pode vir com a próxima versão da Apple de seu sistema operacional móvel, que presumivelmente se chamará iOS 15, mas podemos ver grandes mudanças nas notificações e possivelmente no iMessage, de acordo com a Bloomberg .

Para notificações, você pode ter configurações de notificação diferentes para situações como dirigir, trabalhar, dormir ou até mesmo uma categoria personalizada, e você poderá ativá-las conforme necessário. Você também pode definir respostas automáticas com base na configuração de notificação que está usando no momento, como o que você pode fazer agora com o modo Não perturbe enquanto dirige. Pessoalmente, espero que o iOS 15 me permita permitir notificações de algumas pessoas selecionadas e, ao mesmo tempo, silenciar quase todo o resto.

Quanto ao iMessages, a Apple está aparentemente trabalhando em recursos para torná-lo “mais como uma rede social” para competir com o WhatsApp do Facebook, disse Bloomberg , mas esses recursos ainda estão “no início do desenvolvimento” e podem ser anunciados em uma data posterior.

A Apple também planeja adicionar um recurso que mostra aplicativos que estão coletando dados silenciosamente sobre você, continuando a tendência da empresa de adicionar atualizações com foco na privacidade aos seus sistemas operacionais.

Para o iPadOS 15, aparentemente você pode esperar uma grande atualização na tela inicial, incluindo a capacidade de colocar widgets onde você quiser. E com a Apple apresentando os novos iPad Pros com M1 , esperamos ver algumas novas atualizações para aproveitar as vantagens do novo chip.

Em maio, a Apple também anunciou uma série de novos recursos de acessibilidade chegando aos seus sistemas operacionais, como melhorias no iOS para VoiceOver, suporte para aparelhos auditivos bidirecionais, um reprodutor de sons de fundo integrado e novas personalizações Memoji como implantes cocleares. A Apple disse que esses recursos chegarão “no final deste ano”, o que sugere que eles serão incluídos no iOS 15.

NÃO SABEMOS MUITO SOBRE MAC OS, WATCH OS 8 E TV OS 15 – MAS PODERÍAMOS VER UM NOVO “HOME OS”

Não ouvimos muito sobre as próximas atualizações de software para Mac, Apple Watch e Apple TV, então teremos apenas que esperar e ver o que a Apple está preparando.

Um boato: o macOS poderia ser uma atualização “menor”, diz a Bloomberg . Isso não seria uma grande surpresa, visto que o sistema operacional macOS passou por uma grande reformulação com o Big Sur no ano passado.

No entanto, pudemos ver a introdução de um sistema operacional totalmente novo chamado “homeOS”, que foi recentemente mencionado e posteriormente removido de uma lista de implementação da Apple . Embora não esteja claro exatamente para quais dispositivos esse sistema operacional se destina, talvez funcione em produtos voltados para Apple Home, como a Apple TV e o HomePod Mini.

Foto de Alexander Kramer para The Verge

NOVOS MACBOOK PROS REDESENHADOS E UMA NOVA CPU APPLE PODEM SER ANUNCIADOS

A Apple nem sempre apresenta novos hardwares na WWDC, mas este ano, novos MacBook Pros parecem uma possibilidade. Em um relatório de 18 de maio, a Bloomberg disse que os novos MacBook Pros podem chegar “logo no início deste verão”, o que pode indicar um anúncio na WWDC.

Esses novos laptops teriam novos processadores projetados pela Apple que “ultrapassariam em muito o desempenho e as capacidades dos atuais chips M1”, de acordo com a Bloomberg . O M1 já é muito bom , então parece que esses novos chips poderiam ser ainda mais impressionantes.

A Apple aparentemente está planejando lançar dois chips para os novos profissionais. Ambos devem ter oito núcleos de alto desempenho e dois núcleos de baixo consumo de energia, deixando você com a opção de 16 ou 32 núcleos gráficos. (Em comparação, a CPU do M1 tem quatro núcleos de alto desempenho e quatro de eficiência energética, enquanto sua GPU é oferecida com sete ou oito núcleos.) Você provavelmente também será capaz de especificar os laptops com até 64 GB de memória , acima de um máximo de 16 GB em computadores equipados com M1.

Os novos laptops devem ser oferecidos com telas de 14 ou 16 polegadas e essas telas podem ter telas “mais brilhantes e com maior contraste”, de acordo com um relatório da Bloomberg de janeiro . Os laptops também podem ter um novo design com bordas planas, como no iPhone 12, disse o analista Ming-Chi Kuo em janeiro . Estou curioso para ver como esse design pode parecer na prática – me preocupo que as bordas rígidas possam ser desconfortáveis ​​se você tiver o laptop no colo.

O melhor boato é que o novo design também pode marcar o retorno de algumas das portas e recursos que foram retirados com o redesenho do agora infame MacBook Pro 2016 , incluindo um carregador MagSafe, uma porta HDMI e um slot para cartão SD, Bloomberg disse em seu relatório de maio. E, de acordo com Kuo, a OLED Touch Bar encontrada atualmente nos MacBook Pros baseados em Intel será aparentemente removida em favor das teclas de função física.

PODEMOS VER PELO MENOS UM OUTRO MAC NOVO

Embora pareça que os MacBook Pros são o único novo hardware que veremos na WWDC este ano, isso não impediu que outros rumores sobre o Mac surgissem recentemente, e sempre há a chance de a Apple anunciar mais em seu grande evento. De acordo com a Bloomberg, a Apple também tem “um MacBook Air renovado, um novo MacBook Pro de baixo custo e uma estação de trabalho Mac Pro totalmente nova” nas obras, bem como um “desktop Mac Mini de última geração e um iMac maior”, todos dos quais seria alimentado por silício personalizado da Apple.

O novo Mac Mini pode ter o mesmo chip dos novos MacBook Pros. O novo Mac Pro pode ser uma besta, com processadores que são “duas ou quatro vezes mais potentes que o novo chip MacBook Pro de última geração”.

E o redesenhado MacBook Air “topo de linha” pode chegar já no final deste ano. Francamente, espero que o Air renovado chegue ainda mais tarde. Acabei de comprar o Air equipado com M1 e é um dos melhores computadores que já usei, mas tenho um mau pressentimento de que serei o primeiro na fila para comprar um Air redesenhado e mais capaz de qualquer maneira. (Especialmente se ele receber o carregador MagSafe que há rumores para os novos Profissionais.)

A APPLE PODE TER DEIXADO CAIR UMA DICA SOBRE SEU FONE DE OUVIDO AR / VR

Há muito se diz que a Apple tem um headset de realidade mista em desenvolvimento e, recentemente, aprendemos mais alguns detalhes potenciais sobre ele. O fone de ouvido pode ser muito caro – cerca de US $ 3.000, de acordo com um relatório – embora possa vir com monitores de 8K, mais de uma dúzia de câmeras para rastrear os movimentos das mãos e capturar imagens, e também pode pesar menos que um iPhone .

Embora o fone de ouvido possa ser uma saída, já que não se espera que seja lançado antes de 2022, alguns detalhes suspeitos nas imagens promocionais da WWDC da Apple podem estar sugerindo algum tipo de revelação do próximo fone de ouvido da Apple ou do software no qual ele é executado.

Confira esta imagem abaixo (que também usei no início deste post), que a Apple lançou junto com o anúncio da WWDC em março. Observe a forma como os ícones do aplicativo são refletidos nos óculos – eu poderia imaginar algum tipo de fone de ouvido de realidade mista mostrando ícones na frente de seus olhos de forma semelhante.

Esses ícones com certeza se refletem em um ponto interessante

A Apple continuou esse tema de reflexos com novas imagens lançadas em maio – você pode ver as coisas nas telas do laptop refletidas em todos os olhos do Memojis.

Olhe para esses reflexos

Agora, esses reflexos podem ser apenas os artistas da Apple flexionando suas habilidades de design. E se eu tivesse que adivinhar, dado o quão longe está um fone de ouvido de realidade mista, acho que não veremos nada sobre ele na WWDC este ano.

Mas a Apple nos surpreendeu no passado, e talvez essas imagens sejam uma indicação de mais uma coisa que a Apple tem reservado para a WWDC-21.

Compartilhe:

César Mantovanelli
César Mantovanelli
Publicitário, XVano e Palmeirense, escreve periodicamente para o Jauclick.com

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Adoção-Responsável-capa

Filhotes de Cães e Gatos disponíveis para adoção responsável

Dois "bebês" de 50 dias e gatinhos filhotes estão disponíveis para Adoção Responsável.... (leia mais)
Medo-de-avião-1

Cine Denadai - Foi com medo de avião

Conheça filmes que exploram o medo de avião, claustrofobia e até a presença de cobras em voos cinematográficos cheios de... (leia mais)
86887816_Rio-de-Janeiro-RJ09-07-1971Nelson-Motta-jornalistaFoto-Ron

Nelson Motta ligou para mim – Nelson Metralha

O Blog do Moraes traz o segundo conto em que o oitentão Nelson Metralha recebe uma ligação do oitentão Nelson... (leia mais)