Vacinação: Jaú tem desempenho pífio na aplicação e uso das vacinas

Cidade está entre as últimas na vacinação com a 1ª dose e uso das vacinas recebidas

Original Hora H – As polêmicas envolvendo Jaú no enfrentamento da Covid-19 se justificam pelo pífio desempenho da cidade no ranking da vacinação. A cidade é apenas a 593ª quando o assunto é a aplicação das doses recebidas do estado, ficando à frente de apenas 52 dos 645 municípios paulistas, e a 467ª na administração da 1ª dose do imunizante. Sem falar na proeza de ter vacinado ‘idosos’ de 18 anos e aplicado neles mais que o dobro da 2ª dose em relação à 1ª, segundo dados oficiais informados pela Secretaria da Saúde à Câmara Municipal.

Números do sistema Vacinaja, do governo do estado, apontam Jaú em 467º lugar no ranking geral de aplicação da 1ª dose, beneficiando apenas 22,7% da população até o sábado (5). A pequena Águas de São Pedro está em 4º, com 50,3%; Bariri em 226º, com 27,8%; e Bauru em 249º lugar, com 27,3% da população vacinada. A liderança é de Botucatu, escolhida para sediar estudo do Ministério da Saúde, com 76,9%.

No ranking de aplicação das doses recebidas por cada município, de novo Jaú está entre os últimos: é apenas o 593º da lista das 645 cidades paulistas. Nesse quesito, a cidade usou apenas 74,97% das doses que recebeu – ou seja, recebeu 73.593 imunizantes contra a Covid e usou apenas 55.176. Bocaina é a 32ª do ranking (97,93%), Itaju a 176ª (88,69%), Barra Bonita a 199ª (87,79%) e Brotas a 366ª (83,49%).

Respostas da Saúde à Câmara criaram muita polêmica no último mês, levando inclusive à proposta de uma Comissão de Inquérito para investigar o fraco desempenho jauense na vacinação. Requerimentos e ofícios dos vereadores à Prefeitura cobram explicações para informações incabíveis, como a vacinação de ‘idosos’ de 18 anos, quilombola e indígena que não existem na cidade e uso maior da 2ª dose do que da 1ª, o inverso do que acontece no estado inteiro.

Confira a matéria original do Hora H

Compartilhe com a geral:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

responde, jaú!

O que está achando do governo Ivan Cassaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

ANÚNCIOS LP NET

acervo câmera jauclick

EM DESTAQUE

O jauense Guilherme Fonseca, o GuiFera conquista, pelo Santos, seu tricampeonato. Lenda jauense do PES
Hospital Amaral Carvalho lança campanha do "Dezembro Laranja", com informativo com tudo sobre o Câncer de Pele.
Edital da benfeitoria em parceria da Caçambaria e Curso de Agroecologia da ETEC será colocado em prática mediante doações feitas até 20 de dezembro