Vacinação: Jaú tem desempenho pífio na aplicação e uso das vacinas

Cidade está entre as últimas na vacinação com a 1ª dose e uso das vacinas recebidas

Original Hora H – As polêmicas envolvendo Jaú no enfrentamento da Covid-19 se justificam pelo pífio desempenho da cidade no ranking da vacinação. A cidade é apenas a 593ª quando o assunto é a aplicação das doses recebidas do estado, ficando à frente de apenas 52 dos 645 municípios paulistas, e a 467ª na administração da 1ª dose do imunizante. Sem falar na proeza de ter vacinado ‘idosos’ de 18 anos e aplicado neles mais que o dobro da 2ª dose em relação à 1ª, segundo dados oficiais informados pela Secretaria da Saúde à Câmara Municipal.

Números do sistema Vacinaja, do governo do estado, apontam Jaú em 467º lugar no ranking geral de aplicação da 1ª dose, beneficiando apenas 22,7% da população até o sábado (5). A pequena Águas de São Pedro está em 4º, com 50,3%; Bariri em 226º, com 27,8%; e Bauru em 249º lugar, com 27,3% da população vacinada. A liderança é de Botucatu, escolhida para sediar estudo do Ministério da Saúde, com 76,9%.

No ranking de aplicação das doses recebidas por cada município, de novo Jaú está entre os últimos: é apenas o 593º da lista das 645 cidades paulistas. Nesse quesito, a cidade usou apenas 74,97% das doses que recebeu – ou seja, recebeu 73.593 imunizantes contra a Covid e usou apenas 55.176. Bocaina é a 32ª do ranking (97,93%), Itaju a 176ª (88,69%), Barra Bonita a 199ª (87,79%) e Brotas a 366ª (83,49%).

Respostas da Saúde à Câmara criaram muita polêmica no último mês, levando inclusive à proposta de uma Comissão de Inquérito para investigar o fraco desempenho jauense na vacinação. Requerimentos e ofícios dos vereadores à Prefeitura cobram explicações para informações incabíveis, como a vacinação de ‘idosos’ de 18 anos, quilombola e indígena que não existem na cidade e uso maior da 2ª dose do que da 1ª, o inverso do que acontece no estado inteiro.

Confira a matéria original do Hora H

Compartilhe:

Jauclick
Jauclick
Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Telemarketing

O recebimento excessivo de ligações de telemarketing pode ensejar indenização por danos morais

Código deDefesa do Consumidor afirma que expor consumidor a excessiva... (leia mais)
atlestismocaixa01

Jauense conquista ouro no Circuito Loterias Caixa de Atletismo

Thiago de Souza e seu guia, Gabriel Biscoito, conquistaram o... (leia mais)
Capa-Blog-do-Moraes-Homenagem-ao-Moraes

Constatações e pensamentos de um sonhador

Relatos do que aconteceu no dia 09 e 10 de... (leia mais)