Prefeitura começa a vacinar contra raiva

Imunização na Clínica Veterinária Municipal deve ser agendada

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Proteção e Direito dos Animais inicia vacinação antirrábica, na Clínica Veterinária Municipal (CVM), nesta quinta-feira (01/07).

A raiva é uma doença infecciosa que compromete gravemente o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro e consequente inchaço do órgão. Cães, gatos, morcegos, cavalos, bois e vacas são as principais vítimas da raiva, mas seres humanos também podem contrair a doença.

A transmissão da raiva ocorre por meio do contato com a saliva do animal infectado, através de mordida, lambida ou arranhão.

Entre os principais sintomas de raiva podemos destacar: confusão mental, irritabilidade, agressividade, alucinações, espasmos musculares, febre, convulsão, dificuldade para engolir, dor de garganta, magreza excessiva, perda de sensibilidade em uma área do corpo, falta de apetite, saliva em excesso e dor no local arranhado, mordido ou lambido.

A raiva é uma doença que mata e não tem cura. O único caminho é prevenir com a vacina. Por isso, é importante que tutores de cães e gatos levem os animais à CVM para serem vacinados, de segunda à sexta-feira, no período da manhã, das 7h30 às 9h. A CVM está localizada à Rua Amaral Gurgel, 715, centro.

Números – vacinação de 2019
Segundo o Setor de Controle de Zoonoses, em 2019 foram vacinados em Jahu 13.568 cães e 3.069 gatos, totalizando 16.637 animais. Não houve vacinação antirrábica em 2020.

ATENÇÃO: tutores devem agendar a vacinação dos animais pelo telefone (14) 3602-1717.

Compartilhe com a geral:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

responde, jaú!

O que está achando do governo Ivan Cassaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

ANÚNCIOS LP NET

acervo câmera jauclick

EM DESTAQUE

O jauense Guilherme Fonseca, o GuiFera conquista, pelo Santos, seu tricampeonato. Lenda jauense do PES
Hospital Amaral Carvalho lança campanha do "Dezembro Laranja", com informativo com tudo sobre o Câncer de Pele.
Edital da benfeitoria em parceria da Caçambaria e Curso de Agroecologia da ETEC será colocado em prática mediante doações feitas até 20 de dezembro