Blog do Moraes

Gil Quase 80

No post de hoje, Gil 80 anos, Hermeto e lembranças do Julho Cultural de 2010
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

No sábado, dia 26/06, Gilberto Gil completou 79 anos. Gil é de 1.942!

Alias, 1942,  em três estados (Rio, Minas  e Bahia) e três cidades diferentes (Rio de Janeiro, Santo Amaro e Salvador), seis crianças nasciam para mudar a história da música popular brasileira – Gilberto Gil – Caetano Veloso – Tim Maia – Jorge Benjor – Milton Nascimento – Paulinho da Viola. Todos, ano que vem, completam 80 anos.

Voltando ao Gil, a   minha opinião, ele  é o maior artista do Brasil. Vi três shows dele.

Em 1993, no Flávio de Mello, show que  que me despertou total para obra do compositor. Eu estava de perna engessada.

Em 1997, junto com o Rodrigo Galdino vi um dos que mais me emocionaram. Foi em  Bauru com a participação especial de Mario Lago. Mario recitava um poema sobre a paz e quando acabou, Gil começa a cantar a música A Paz. E depois teve um Aquele Abraço com Mario Lago sentado sacudindo uma caixinha de fósforo. Simplesmente chocante.

Depois de um mês, vi o mesmo show em Jaú. Foi a turnê Quanta Gente Veio Ver. Se você puxar o encarte está lá marcado estes dois shows.

Em 2.012 fiz um post no meu antigo blog sobre os 70 anos do Gil. Peguei depoimentos de fãs e  artistas  que falaram sobre a obra do Mestre Gil.

Tem depoimento de Dudu Galvão, João Biano, Silvio Pereira, Carlão Francisquini, Bia Coletti, Dill, Paulo Zen, Paulinho Boza, Franklin Balmante e André Galvão

Clica e curta:

http://moraesjau.blogspot.com/2012/06/gil-70-anos.html

Hermeto 85 e o Julho Cultural 2010

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal completou 85 anos no dia 22 de junho.

Em 2.010 Hermeto se apresentou no Julho Cultural (Festival de Inverno) daquele ano. Um showzaço no Elza Munerato lotado.

A pianista Andreia Santos com Hermeto e esposa

O Julho Cultural de 2010 foi insano! Abriu com o maior percussionista do mundo Naná Vasconcellos. De dia uma super oficina no museu e a noite apresentação no teatro.

Nana com os percussionistas Juninho Toledo (in memoriam), Edinho Domingues e Paulo Dadamos

A programação musical foi intensa. Além de Hermes e Naná,  Nelson Ayres, Cubanistas, Oficina com a nata da música instrumental (Pixinga, Vinicius Dorin, Djalma Lima, Fabio Torres, entre outros), Flavio Guimarães, Tião Carvalho, João Carlos Martins entre outros  e Jorge Benjor no Parque do Rio Jahu. 17 de julho de 2.010. Parque lotado para ver o Salve Simpatia.

E várias companhias de teatro nacionais, hip-hop, oficinais, debates com entendedores da cultura,  os tributos de segunda feira no teatro, sons nos bares da cidade, várias bandas da cidade…. O bicho pegou !!

2010 o Secretário era o André Galvão e eu fazia parte da equipe da gestão juntamente com Betinho Padrenosso, Carol Panini, Dany Kamada, Fabio Lopes, Marisa Galvão Silvia Carinhato, Mestre Nilson, Nicole Spanghero, Mailla Faracco entre vários outros que já faziam parte e os concursados que já estavam la trampando na Cultura como Alexandre Buccini, Keila Zapateiro , Marçal Troiano…

Vamos fazer um post somente deste Julho Cultural de 2010! Contando detalhes desse festival.

CÂMERA JAUCLICK das baladinhas do mora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS