Som do Mundo – Elton John x Rockeiros Conservadores – Fernando Lazzari

Um dos maiores artistas da história da música, Elton John, lançou um novo álbum no último dia 22.

Elton John X Rockeiros Conservadores

Fernando Lazzari

Um dos maiores artistas da história da música, Elton John, lançou um novo álbum no último dia 22. “The Lockdown Sessions” contém dezesseis canções, todas com participações e duetos de artistas da música pop variados. Meus destaques vão para as faixas em parceria com Dua Lipa, Charlie Puth, Lil Nas X, Young Thug e Nicki Minaj.

Não é difícil perceber que o astro escolheu a maioria de artistas jovens, com sonoridades diferentes daquelas  que estamos acostumados a escutar nos seus discos. Por quê?

Para mim está claro que Elton John queria soar moderno e ser apresentado para essa nova geração que consome cada vez mais músicas pelos canais de streamings, podemos dizer: a molecada, os jovens, aqueles que querem se divertir sem se preocupar com nada, apenas dançando por aí.

 

Lembrando que o último disco de estúdio da Madonna, lançado em 2019, já vinha com parcerias dessa nova onda de artistas jovens de diversos países do mundo, incluindo nossa mega star Anitta. Para mim, soar moderno não é um crime. A canção “After All”, do álbum citado, tem um efeito de voz que deixa a melodia fluir muito bem nos nossos ouvidos! E cá entre nós, eu gostei muito do disco todo.

Ouça After All  abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=Rl_bls2X6Dg

Falo isso, pois conversando com amigos e pensando sozinho aqui em casa, percebi que muitos rockeiros da minha geração envelheceram e se transformaram em pessoas extremamente conservadoras, musicalmente falando. Tudo se resume ao “classic rock” de poucas bandas. “Nada de novo é bom, estou escutando os mesmos discos que escutava há vinte anos, parei de ouvir bandas novas nos anos 90, etc.”.

Eu adoro o Led Zeppelin, The Who, Pink Floyd, e sempre me pego escutando meus discos antigos, mas também tenho prazer em encontrar uma banda nova e achá-la “do caralho”.

O ponto que eu percebo é que o jovem não ouve mais rock. Parece que o ritmo que embalou gerações, não quer dizer mais nada para os adolescentes. E não ouvindo rock, qual moleque vai querer pegar uma guitarra e montar uma banda? O rock precisa dos jovens! O rock é um estilo de música e de vida dos jovens! Mas o rock está aí, se reinventando, se requentando a cada dia! Se você der uma fuçada vai encontrar várias bandas legais de todos os estilos pelo mundo afora, inclusive no Brasil.

O Maneskin, novidade efervescente italiana que toca hard rock, cada vez mais popular no mundo todo, já está confirmado no Rock In Rio 2022. E poderemos garimpar várias novidades no Lollapalooza em março.

 

Quando comecei a tocar em 1990, o pop rock era dominante em todas as casas de shows, clubes, bares e em quase todos os locais com música ao vivo na nossa região. Hoje, se não for uma banda já consagrada, tocar rock and roll é sinônimo de bares e locais pequenos, raríssima as exceções. E analisando as bandas que estão tocando nesses locais, percebemos que a maioria tem o mesmo repertório de duas, três décadas atrás. O público que assiste a shows e freqüenta os eventos de rock, diminuiu visivelmente. Será que ele não enjoou disso tudo?

Resta saber se o jovem de hoje vai querer escutar esse rock das antigas ou sair para dançar com a galera, procurando algum outro estilo musical “da moda”. É claro que tudo tem suas exceções, mas me parece que o rock, cada vez menos popular no Brasil, está virando “programa de velho”.

E o que eu quero com isso? Nada. É somente uma constatação.

Long live rock and roll..

 

Acompanhe a coluna “O que você escutando de novo do Som do Mundo”

• CLIQUE AQUI

 Playlist Som do Mundo – Novos Sons – Fernando Lazzari

SPOTIFY

 Acompanhe Line Up Rock in Rio e Lollapalooza 2002

https://rockinrio.com/rio/pt-br/line-up/

https://www.lollapaloozabr.com/

Compartilhe:

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Frei-Galvao-jauclick

Procissão Fluvial em Honra ao Frei Galvão: Celebração Religiosa e Comunitária no Rio Tietê

Confira os detalhes do evento que ocorrerá no dia 04 de maio no Rio Tietê... (leia mais)
Ilustração WhatsApp - The Verge

Meta revoluciona o WhatsApp: Geração de imagens em tempo real com IA

Testemunhe a magia: Como a IA do Meta transforma texto em imagens no WhatsApp... (leia mais)
ajacRHUAN-CONTE_O-CEU-E-A-TERRA-legenda-rotativo

Sábado começa a Exposição Fotográfica Ajac no Armazém São Benedito

As fotografias da Associação ficarão por dois meses expostas no Armazém... (leia mais)