Blog do Moraes bate papo com Fernando Milani do Circênico

O artista falou do Festival, presente e futuro do Circênico, artista na pandemia e outras coisas...

Circênico

Durante o mês de Novembro, o Instituto Circênico realizou o Festival Saltimbancos em lona montada no Campo da Polícia Militar. Com o sucesso das sessões do mês passado, o grupo abre as últimas sessões para 04 e 05 de dezembro.

Fernando está na luta pela arte faz tempo.  Desde o final dos anos 90 se embrenhou pelas artes cênicas e do circo. Antes, Fernando foi dono do Jahu Clube Centro e Galpão Brasil. Fez várias festas no Jahu Clube Campo também.

Comigo, fizemos juntos uns shows no Galpão Brasil, no João Guerino em 1.999 e fizemos e idealizamos juntos o primeiro Reveillon da Bocada 98-99 na AABB.

No bate papo comigo, Fernando falou do Festival, do futuro do Circênico, artista na pandemia e outras coisas…

Blog do Moraes – Qual foi a expectativa das apresentações de novembro na questão de público e  a repercussão do festival como o todo..

Fernando – Bem eu gosto sempre de não esperar muito e sempre me dedicar ao máximo, aí o resultado vem. Planejamos essa temporada de apresentações em conjunto com toda a nossa equipe, para acontecer na medida certa. O formato, o número de apresentações e também a montagem de toda a estrutura. Muita gente se dedicou.

Ainda estamos em pandemia, então limitamos a capacidade de público de acordo com os protocolos recomendados, mas estendemos a temporada. Ainda assim faltam ingressos.   Ao todo devem passar aproximadamente 2.000 pessoas que estão saíndo profundamente surpresas com a qualidade do trabalho e o mais importante, felizes.

Isso é um bom sinal, Como eu disse: Dedicação traz resultados. Dez por cento de inspiração e 90 de transpiração, assim é que é.

Blog do Moraes Quais foram os outros espetáculos dos outros festivais e porque a escolha do Saltimbancos para 2.021?

Fernando – Nem sei dizer (rs), sei dos próximos, o que foi já foi.     Por que os Saltimbancos? Também não sei dizer, estou descobrindo. Não somos nós, diretores e artistas que escolhemos a peça ou o papel. Com o tempo entendemos que somos escolhidos a fazer determinado trabalho. É a oportunidade de se expressar através da obra.  É necessário que o artista entenda isso.

Os Saltimbancos é o que nosso público está precisando assistir, o que os alunos das oficinas estão precisando vivenciar. É divertido, traz uma crítica social e é muito rico musicalmente. E o ambiente do circo potencializa tudo isso. Toda essa emoção.

Blog do Moraes –  Existe previsão para apresentações em dezembro e quem sabe férias de janeiro?

Fernando – Agora em Dezembro faremos as duas últimas apresentações dos Saltimbancos nesse final de semana, dias 4 e 5.

Depois apresentamos a Mostra de Natal, dia 10 em Santa Cruz do Rio Pardo e no dia 17 terminamos o ano com o Lançamento do curta Metragem “O Bem Sempre Vence “ , produzido pelo Centro Cultural Special Dog , também em Santa Cruz. Dois projetos  que também demandaram bastante dedicação, sempre de muita gente.

 

Blog do Moraes Sabemos que a classe artística sofreu demais na pandemia. Como o Circênico se virou neste biênio maluco e atualmente quais são as atividades do Circênico.

Fernando – Começamos a pandemia com uma série de cancelamentos de espetáculos que aconteceriam já na semana seguinte as restrições. E por aí foi. Dançando conforme a música e também sem música né. Tudo ficou bem tenso.

No Circênico, decidimos nos mantermos unidos, todos juntos até o fim. Veja aí a lição dos Saltimbancos aparecendo ai. “Todos juntos somos fortes”. E tudo foi dando certo.

Hoje desenvolvemos e executamos projetos culturais. Dentro das atividades temos o circo, o teatro, a ginastica artística, pole dance, tecido aéreo, e parkour. Dentro do circo um pouco de tudo.

Atendemos desde crianças de 2 anos até a idade que tiver a pessoa que se dispor. Hoje a procura de adultos está cada vez maior. Principalmente as mulheres.

 Blog do Moraes O Circênico está na ativa em 2.004. Como foi viver de arte em uma cidade do interior de são Paulo. Foi difícil a compressão ou até aceitação?

Fernando – Difícil resposta né! Delicada. Não gosto de pensar nisso. Foi difícil? Sim. Agora é mais fácil?  Pode ser, a gente vai ganhando conhecimento com o tempo, mas vai ser sempre trabalhoso.

Como tudo pra dar certo. Aumentam as facilidades pelo entendimento sociocultural que vai se formando ao entorno, mas aumentam também os desafios e as reponsabilidades.

E também a inveja e o olho gordo kkkk. Mas a gente entende  perdoa e supera.

 Blog do Moraes –  O que esperar do Circênico em 2.022?

Fernando –  Mais amor e mais sorrisos.
Mais obstáculos superados e mais sonhos alcançados.
Permeados por lágrimas de emoção e gotas de suor.
Mais corações transformados.
Semeados com a magia do viver.

Compartilhe o artigo:

Wilson Moraes
Wilson Moraes
Wilson Moraes, o Moraes, escreve periodicamente no Blog do Moraes, agora aqui no Jauclick

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

destaques-Jauclick-16-de-outubro

Notícias de Jahu.. O que vai rolar por aí.

Notícias que aconteceram e algumas coisas que acontecerão.... (leia mais)
Control-C-Control-V

Control C e Control V de uma maneira que poucos conhecem

Você sabia dessa ferramenta de copiar e colar disponível no... (leia mais)
mandrake01

Blog do Moraes traz histórico da Banda Mandrake!

Matéria do blog tem fotos, breve histórico em alguns relatos... (leia mais)