Um ofício encaminhado pela Santa Casa de Jaú ao Departamento Regional de Saúde (DRS – Bauru) apresenta a atual situação caótica no hospital: “não sabemos mais o que fazer, chegamos ao colapso”, diz o texto, que se mostra como um apelo por apoio diante da pandemia.
Neste momento, segundo o ofício, 115 pacientes recebem tratamento contra a Covid-19, entre casos confirmados e suspeitos. Desse total, 30 estão no pronto-socorro, sendo que dez aguardam vaga na UTI.
“Não temos mais espaço físico, não há mais leitos com saídas de oxigênio disponíveis”, segue a nota. De acordo com a direção clínica, pacientes foram colocados na sala de sutura, sala de observação geral, consultórios médicos e sala de emergência.
Com o ofício, a Santa Casa espera ter autorização para encaminhamento de pacientes – independentemente da patologia – para outros hospitais da região. Nesta segunda-feira, um balanço divulgado pela instituição demonstrou que nove pacientes com Covid-19 morreram no local ao longo do final de semana.
A nota é assinada pela gerente administrativo Scila Carretero, diretor técnico Carlos Alexandre Moreira, diretor clínico Silvio Fernando Alonso, e chefe do pronto socorro Christiano De Luca Nassif.