Os dados oficiais sobre o avanço da pandemia em Jaú despertam esperança: a situação epidemiológica retornou aos patamares do final do ano passado, quando não havia colapso na Santa Casa e o ritmo de contágio era mais lento do que o ocorrido a partir de janeiro.
Nessa semana, entre os dias 14 e 20/03, a Prefeitura informou dez óbitos de moradores de Jaú causados pela Covid-19. O número representa 25% do total registrado durante a semana mais trágica para a cidade, que ocorreu no período entre 31/01 a 06/02. Naquela ocasião, 40 pacientes foram fatalmente vitimados pelo coronavírus.
Os números de agora se assemelham aos que o município apresentava na primeira quinzena de janeiro, antes dessa nova onda de contágio, impulsionada pela variante brasileira do vírus. Nessa última semana, a Prefeitura confirmou 141 novos casos de Covid-19, menor índice semanal desde dezembro de 2020.
Esses dados confirmam, portanto, a percepção de melhora do cenário informada pela própria direção da Santa Casa. Desde o começo de março, a taxa de ocupação de leitos vem caindo gradativamente. No último informativo, divulgado neste sábado (20/03), eram 81 pacientes internados, sendo 45 na enfermaria e 36 na UTI. No auge da crise, o hospital chegou a atender simultaneamente quase o dobro desses pacientes com Covid.
Desde o início da pandemia, Jaú soma 8718 casos da doença e 371 mortes de moradores locais. Além disso, 101 pacientes que vieram transferidos da região faleceram nos hospitais da cidade. Os infectados considerados curados são 7898.