O prefeito de Dois Córregos, Ruy Favaro, decretou nesta sexta-feira que Dois Córregos entrará em lockdown por um período de 60 horas. A medida, anunciada no horário do almoço, entrou em vigor já às 18h desta sexta-feira. A surpresa provocou uma corrida de moradores aos supermercados e postos de combustíveis. Também houve protesto de comerciantes na região da Prefeitura.
Com essa decisão, o município passa a ser o segundo do Brasil a experimentar o chamado lockdown – o primeiro foi Araraquara. Trata-se de um fechamento completo das atividades, com exceção dos serviços de saúde, como hospital e farmácias. Setores como comércio, indústria e prestação de serviços só poderão retomar o trabalho a partir das 6h de segunda-feira (08/03).
“Esta ação é necessária devido à confirmação oficial da existência em circulação em Dois Córregos de cepas novas do coronavírus, inclusive a de Manaus”, justifica a Prefeitura. Equipes da área da saúde devem aproveitar o período para rastrear pessoas que tiveram contato com doentes que apresentaram contaminação pelas variantes do vírus.