"MODO TABLET"

Para uma melhor experiência de navegação, recomendamos que você use o tablet na horizontal.

ESPECIAL: O que mostrou o ranking de liberdade de imprensa da RSF

Brasil teve queda e entrou na zona vermelha. Hoje é comemorado o dia mundial da liberdade de imprensa.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou no dia 20 de abril o seu ranking mundial de liberdade de imprensa do ano de 2020. A Ong (Organização Não Governamental) publica a lista desde 2002 e a avaliação analisa fatores como pluralismo, independência, ambiente, autocensura, arcabouço jurídico, transparência e qualidade da infraestrutura de apoio à produção de informações. A metodologia é baseada em questionários preenchidos por profissionais da área em diversos países.

As situações das nações pesquisadas são classificadas como boa,  relativamente boa, sensível, difícil e grave. Confira algumas informações e considerações deste trabalho da RSF.

Brasil em queda e na zona vermelha O Brasil caiu mais quatro posições e agora está em 111º, ficando em “situação difícil”, entrando na zona vermelha pela primeira vez. O relatório disponível no site cita os seguintes motivos:

– Muitos profissionais são mortos após cobertura de casos envolvendo corrupção e crime organizado.
– O trabalho da imprensa ficou mais complexo desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro, por causa das agressões, perseguições e humilhações contra jornalistas.
– As dificuldades de acesso à informação que a pandemia do coronavírus expôs e que ajudaram a originar novos ataques do chefe do Executivo aos membros da imprensa.
– A concentração midiática.
– O sigilo das fontes sendo regularmente prejudicado, já que muitos jornalistas são alvos de processos judiciais abusivos.

A América do Sul
O melhor colocado é o Uruguai, em 18º no geral, e situação “relativamente boa”. A Ong destaca condições como acesso à informação e regulação de radiodifusão comunitária, a lei sobre serviços de comunicação audiovisual adotada em dezembro de 2014 que tem como objetivo incentivar o pluralismo e também estabelece o Conselho das Comunicações Audiovisuais independente do poder Executivo.
Em seguida aparecem o Suriname (19º – situação relativamente boa), Guiana (51º – situação sensível), Chile (54º – situação sensível), Argentina (69º – situação sensível), Peru (91º – situação sensível), Equador (96º – situação sensível), Paraguai (100º – situação sensível), Bolívia (110º – situação difícil), Brasil (111º – situação difícil), Colômbia (134º – situação difícil) e Venezuela (148º – situação difícil).

Liderança
No topo e em “boa situação” está novamente a Noruega. O relatório destaca que em 2020 o parlamento norueguês incumbiu o governo de publicar avaliação anual da situação da liberdade de expressão e de imprensa no país e solicitaram atualizações a respeito de implementação de políticas de mídias globais aplicadas aos meios de comunicação.

Dentro do “top 10” ainda constam Finlândia, Suécia, Dinamarca, Costa Rica, Países Baixos, Jamaica, Nova Zelândia, Portugal e Suíça. Todos apresentando “boa situação”.

Dez piores
Já nas piores posições estão Cuba, Laos, Síria, Irã, Vietnã, Djibuti, China, Turcomenistão, Coréia do Norte e Eritréia. Estes são considerados em “situação grave”.

Em relação ao último colocado, a RSF aborda que há pelo 11 jornalistas presos nos calabouços do regime, sem acessos às famílias ou advogados e que a imprensa também fica submetida ao regime do presidente Isaias Afewerki.

Disponível também em: https://espacolucasdorta.medium.com/

Compartilhe:

Foto de Lucas Souza Dorta

Lucas Souza Dorta

Lucas Dorta é jornalista formado pelas Faculdades Integradas de Jahu. Já foi estagiário no Jornal Nossa Terra e na Agência Experimental de Comunicação da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab. Trabalhou na comunicação da Prefeitura Municipal de Mineiros do Tietê e fez serviços freelancers na revista Fatos & Fotos.

Últimas notícias

XV de Jaú vence a Francana por 2 a 1 no Jauzão

Agenda Jauclick

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

Confira as fotos:

Abbey Road no General Bar

2003

Confira as fotos:

Som ao vivo Dona Beja

2004

Confira as fotos:

Dona Beja • Som ao Vivo com a Banda Beja

2003

Confira as fotos:

Mais 5 boas lembranças disponíveis na Câmera Jauclick

2021

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

POR DENTRO

As mais lidas do Mês

Conteúdos em destaque

Galo perde na estreia do Paulista da A3

União São João marca no começo do jogo, XV de Jaú tenta criar, tem... [leia+]

Histórico: XV de Jaú vence o Guarani e está nas oitavas

XV de Jaú na Copinha vence o Guarani por 1 a 0, garante vaga... [leia+]

Galinho vai em busca da vaga para a terceira fase da Copinha

Após revés para o Corinthians (3x2) na última rodada da fase de grupos, Galinho... [leia+]