Com a Santa Casa lotada e assumidamente em uma situação de colapso, a Prefeitura de Jaú vem sendo pressionada a encontrar soluções para o atendimento de pacientes. Nesta terça-feira (26/01), estão sendo intensificadas as conversas em busca de um hospital de campanha para a cidade.
Na tarde de ontem, o hospital encaminhou um ofício ao Departamento Regional de Saúde (DRS-Bauru), em busca de apoio para o atual cenário caótico. Os números apresentados hoje pela Santa Casa de Jaú apontam para 123 pacientes internados com Covid-19, bem mais do que os atuais 78 leitos disponibilizados para essa enfermidade. Com isso, pacientes estão sendo acomodados até mesmo nas instalações do Pronto-Socorro.
No núcleo do governo Ivan Cassaro, duas alternativas estão sendo estudadas: utilização de eventuais leitos vagos no Hospital Amaral Carvalho e instalação de um hospital de campanha, que poderia ser montado no prédio Aero Clube. Após ação na justiça, o local voltou aos cuidados da Prefeitura em março de 2018, mas até hoje não teve uma nova utilidade – com exceção da realização de poucos eventos.
“Estamos na correria, no telefone, fazendo contatos e tentando agilizar o mais rápido possível”, revelou uma fonte ligada à gestão municipal. Ainda de acordo com a mesma fonte, um profissional, que já instalou hospitais de campanha de maneira bem sucedida em outras cidades do interior paulista, tem reunião agendada com o prefeito Ivan Cassaro para apresentar o que seria necessário para concretizar a ação