A regional de Bauru, que inclui Jaú e outras dezenas de municípios, foi reclassificada para a fase laranja do Plano SP. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15/01) pelo governador João Dória, que ressaltou o avanço da Covid-19 no estado. Dessa forma, as restrições aumentam, com o objetivo de reduzir o número de internações.
A atual taxa de ocupação de leitos de UTI, em nível estadual, é de 67,5%. Em Jaú, os últimos números divulgados pela Santa Casa são preocupantes: 85% de ocupação na UTI e 130% na enfermaria, o que significa que o hospital já opera acima da capacidade. Com base em estatísticas, o governador justificou a regressão de sete regiões no Plano SP. Dentre elas, situação mais preocupante em Marília, que migrou para a fase vermelha.
Na fase laranja, aplicada a partir de agora em Jaú, todos os setores de comércio e serviços continuam sendo permitidos, com exceção do atendimento presencial em bares. A ocupação máxima nos estabelecimentos passa a ser de 40% e o funcionamento presencial só é permitido até às 20h – ficam de fora os serviços considerados essenciais. De qualquer maneira, as regras específicas dependem de novo decreto de cada Prefeitura.
“Governo Bolsonaro gosta do cheiro da morte”
Durante o pronunciamento realizado hoje, João Dória voltou a criticar as ações do Governo Federal no enfrentamento à pandemia. Ao citar a situação caótica registrada em Manaus – onde faltam até mesmo tubos de oxigênio para atendimento dos pacientes – o governador colocou hospitais paulistas à disposição e informou que enviará ao Amazonas 40 respiradores produzidos pela USP. “A falta de comprometimento com a avida é mais um resultado do negacionismo do governo Bolsonaro”, criticou Dória.