Chico Galvão recebe Título de Cidadão Piracicabano

Atual Coordenador do Sesc Piracicaba, Chico Galvão ganhou homenagem pelos serviços prestados a Cultura da cidade de Piracicaba. Acompanhe na noticia.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Ontem,  21 de junho, em solenidade na Câmara Municipal de Piracicaba, o Chico Galvão, de Jaú, ganhou título de Cidadão de Piracicaba.

Atualmente, Coordenador da Programação do Sesc Piracicaba, Chico ganhou o título pela contribuição dada a cultura da cidade de Piracicaba.

A homenagem é de autoria da vereadora Rai de Almeida, autora do decreto legislativo 37/2021, que concede a honraria a Chico Galvão. O Título de Cidadão Piracicabano é entregue a pessoas não nascidas na cidade, mas que contribuem para o seu desenvolvimento.

Em depoimento feito pela vereadora, Rai de Almeida salienta a importância de Chico para a cultura da cidade:

“Piracicaba ganha ao ter uma pessoa como o Chico. O Chico é mais do que um produtor, um fazedor de cultura, o Chico é uma pessoa que ele inspira o ser humano para a humanidade, para ohumanismo. O Chico é uma pessoa que tem um jeito especial de ouvir, de acolher, de valorizar, de despertar, de fazer que as pessoas saiam do seu lugar comum“.

Acompanhe o vídeo inteiro da vereador Rai de Almeida:

 Além do discurso da vereadora Rai,  depoimentos de artistas de Piracicaba foram exibido durante a solenidade.

A homenagem foi acompanhada por artistas que atuam no cenário cultural de Piracicaba e familiares do homenageado.

Ao fazer uso da palavra, Chico Galvão declarou estar muito grato e honrado pela homenagem de uma cidade que tem muito apreço. “A receita básica do fazer cultural é escutar, sem diálogo e sem escuta não existe cultura”, concluiu.

Chico Galvão

 

HISTÓRIA

Fonte: Site Câmara de Piracicaba

O homenageado – Nascido no Rio de Janeiro em 23 de janeiro de 1970, Francisco Galvão de França – o Chico Galvão – mudou-se para o município de Jaú ainda criança, com os pais, no ano de 1978.

Em Jaú, Chico cresceu, estudou e formou-se na FATEC, no curso de Tecnólogo em Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial.

A cultura e as artes, no entanto, sempre falaram mais alto no coração de Chico, que acabou por iniciar o curso de Imagem e Som, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, ocasião em que se aproximou da linguagem que o encanta, o cinema, e que também inspira sua dissertação de mestrado interdisciplinar na UNICAMP/Limeira.

Em 2001, Chico ingressou no SESC – na cidade de Araraquara. Em 2006, se transferiu para Piracicaba. Em 2010, nova mudança para São Carlos, onde Chico permaneceu até 2014 – quando voltou para Piracicaba em definitivo, vindo a assumir a coordenação de programação sociocultural do SESC em 2016.

Apaixonado pela cultura piracicabana, Chico Galvão é referência na cidade no que diz respeito à produção de exposições, eventos, shows e demais atividades artísticas (e, mesmo, pedagógicas) quando o assunto é cultura paulista e piracicabana.

Dentre as atividades mais expressivas pensadas e produzidas pelo Chico vale citar o “Rio das Artes” (circuito de ateliês abertos e exposições feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) e o “Fórum das Tradições Populares de Piracicaba”, fundado em 2008 e que entrou no calendário de festividades do município por meio de Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal.

A atuação de Chico Galvão na área das culturas tradicionais rendeu ainda dois curtas-metragens seus sobre o tema: “Cururu – o grande desafio” e “Bendito Batuque”, ambos contemplados pelo ProAC do Estado de São Paulo, sendo que este último contribuiu para o retorno da centenária Festa de São João da Família Soledade, no bairro do Pau D’Alhinho, zona rural de Piracicaba.

sobre o autor
tags
comentários
mais lidas da semana
últimas notícias
agenda jauclick

Jimi´s

Tres Hombres

30/06/2022 • 00:00

Omega Lounge

Murilo Fonseca e banda

30/06/2022 • 20:00

Divino Boteco

Deixa Rollar

30/06/2022 • 20:00

Cravo e Canela

Tayson e Herivelto

30/06/2022 • 20:00

Santo

Todos Cantam Jorge e Mateus - Matheus Silva

30/06/2022 • 21:00

xv de jaú

Tudo sobre o XV de Jaú

aqui no jauclick

publicidade
acervo Câmera jauclick