Chico Galvão recebe Título de Cidadão Piracicabano

Atual Coordenador do Sesc Piracicaba, Chico Galvão ganhou homenagem pelos serviços prestados a Cultura da cidade de Piracicaba. Acompanhe na noticia.

Ontem,  21 de junho, em solenidade na Câmara Municipal de Piracicaba, o Chico Galvão, de Jaú, ganhou título de Cidadão de Piracicaba.

Atualmente, Coordenador da Programação do Sesc Piracicaba, Chico ganhou o título pela contribuição dada a cultura da cidade de Piracicaba.

A homenagem é de autoria da vereadora Rai de Almeida, autora do decreto legislativo 37/2021, que concede a honraria a Chico Galvão. O Título de Cidadão Piracicabano é entregue a pessoas não nascidas na cidade, mas que contribuem para o seu desenvolvimento.

Em depoimento feito pela vereadora, Rai de Almeida salienta a importância de Chico para a cultura da cidade:

“Piracicaba ganha ao ter uma pessoa como o Chico. O Chico é mais do que um produtor, um fazedor de cultura, o Chico é uma pessoa que ele inspira o ser humano para a humanidade, para ohumanismo. O Chico é uma pessoa que tem um jeito especial de ouvir, de acolher, de valorizar, de despertar, de fazer que as pessoas saiam do seu lugar comum“.

Acompanhe o vídeo inteiro da vereador Rai de Almeida:

 Além do discurso da vereadora Rai,  depoimentos de artistas de Piracicaba foram exibido durante a solenidade.

A homenagem foi acompanhada por artistas que atuam no cenário cultural de Piracicaba e familiares do homenageado.

Ao fazer uso da palavra, Chico Galvão declarou estar muito grato e honrado pela homenagem de uma cidade que tem muito apreço. “A receita básica do fazer cultural é escutar, sem diálogo e sem escuta não existe cultura”, concluiu.

Chico Galvão

 

HISTÓRIA

Fonte: Site Câmara de Piracicaba

O homenageado – Nascido no Rio de Janeiro em 23 de janeiro de 1970, Francisco Galvão de França – o Chico Galvão – mudou-se para o município de Jaú ainda criança, com os pais, no ano de 1978.

Em Jaú, Chico cresceu, estudou e formou-se na FATEC, no curso de Tecnólogo em Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial.

A cultura e as artes, no entanto, sempre falaram mais alto no coração de Chico, que acabou por iniciar o curso de Imagem e Som, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, ocasião em que se aproximou da linguagem que o encanta, o cinema, e que também inspira sua dissertação de mestrado interdisciplinar na UNICAMP/Limeira.

Em 2001, Chico ingressou no SESC – na cidade de Araraquara. Em 2006, se transferiu para Piracicaba. Em 2010, nova mudança para São Carlos, onde Chico permaneceu até 2014 – quando voltou para Piracicaba em definitivo, vindo a assumir a coordenação de programação sociocultural do SESC em 2016.

Apaixonado pela cultura piracicabana, Chico Galvão é referência na cidade no que diz respeito à produção de exposições, eventos, shows e demais atividades artísticas (e, mesmo, pedagógicas) quando o assunto é cultura paulista e piracicabana.

Dentre as atividades mais expressivas pensadas e produzidas pelo Chico vale citar o “Rio das Artes” (circuito de ateliês abertos e exposições feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) e o “Fórum das Tradições Populares de Piracicaba”, fundado em 2008 e que entrou no calendário de festividades do município por meio de Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal.

A atuação de Chico Galvão na área das culturas tradicionais rendeu ainda dois curtas-metragens seus sobre o tema: “Cururu – o grande desafio” e “Bendito Batuque”, ambos contemplados pelo ProAC do Estado de São Paulo, sendo que este último contribuiu para o retorno da centenária Festa de São João da Família Soledade, no bairro do Pau D’Alhinho, zona rural de Piracicaba.

Compartilhe:

Jauclick

Jauclick

Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

XV de Jaú volta com vantagem de Americana

XV de Jaú vai a Americana e traz vantagem para Jaú

Galo saiu na frente na primeira etapa e tomou o empate nos acréscimos do segundo tempo. Jogo de volta será... (leia mais)
Frei-Galvao-jauclick

Procissão Fluvial em Honra ao Frei Galvão: Celebração Religiosa e Comunitária no Rio Tietê

Confira os detalhes do evento que ocorrerá no dia 04 de maio no Rio Tietê... (leia mais)
Ilustração WhatsApp - The Verge

Meta revoluciona o WhatsApp: Geração de imagens em tempo real com IA

Testemunhe a magia: Como a IA do Meta transforma texto em imagens no WhatsApp... (leia mais)