Jauclick Notícias de Jaú e Região

Escritora jauense lança livro no Maranhão

A socióloga, educadora e escritora jauense Denise Zambonato lançou no último domingo seu livro na capital de Maranhão, São Luiz no seu Centro Histórico.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

A socióloga, educadora Denise Zambonato lançou no último domingo seu livro na capital de Maranhão, São Luiz no seu Centro Histórico.

A obra ZABUMBA, MATRACA E GUITARRA – “O QUE EU FAÇO É BOI” é uma revisão da dissertação de mestrado homônimo da autora e é um perspectiva  das dinâmicas das brincadeiras de Bumba-Meu-Boi na cidade de São Luís/MA.

O livro faz uma análise num período de dez anos dos editais públicos dos festejos de São João promovidos pelo Governo do Estado do Maranhão.

Para além de uma análise minuciosa, a autora traz o que chama de “vozes”. É colocar no seio da discussão de forma muito delicada as vozes de brincantes, representantes do Estado e apreciadores da brincadeira sobre como veêm as dinâmicas da brincadeira.

“Prepare-se leitor, pois nas próximas páginas deste livro verás que “o miolo de boi é o mínimo espaço que garante a liberdade”, a resistência expressa na voz de cada indivíduo que canta em coro no que poderíamos dizer, em uma das maiores manifestações tradicionais do Brasil. O Bumba-Meu-Boi, não resiste, ele existe”  salienta a escritora.

A AUTORA

Denise Zambonato, doutoranda em Sociologia pela UFSCAR, pesquisadora com foco em manifestações tradicionais há 16 anos (período em que cursou graduação em Ciências Sociais, pós graduação em Arte Educação, e mestrado em Estudos Latino Americano).

Atuou em Recife/ Olinda por 7 anos como produtora cultural e gerenciamento de projetos pela Petrobras- Responsabilidade Social.

Hoje, além de continuar como pesquisadora em comunidades quilombolas no Maranhão e região do Caribe na Colômbia, atua como professora de sociologia pelo Governo do Estado na cidade de Piracicaba.

DIA DA MULHER AFROLATINA E CARIBENHA

O lançamento ZABUMBA, MATRACA E GUITARRA – “O QUE EU FAÇO É BOI” faz parte do evento no Maranhão “Ato cultural pretas no comando” e faz parte da comemoração do Dia da Mulher Afrolatina e Caribenha que tem sua celebração no dia 25 de julho.

Escritora jauense

Além de literatura, o evento terá rodas de conversa sobre o tema e apresentações musicais.

25 de Julho – Dia das Mulheres Negras – O 25 de julho – Dia Internacional da Mulher da Afro-latino-americana, Afro-caribenha e da Diáspora –, é data de mobilização desde 1992, quando da realização do 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, que também estabeleceu a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas, Afro-caribenhas e da Diáspora.

O Dia Internacional da Mulher da Afro-latino-americana, Afro-caribenha e da Diáspora tem como finalidade promover e fortalecer a ação política das mulheres negras da região junto ao poder público por ações concretas para a eliminação do racismo e do sexismo.

No Brasil, o 25 de julho é parte do calendário oficial desde 2014 por meio da Lei nº 12.987/2014, resultado da articulação do movimento de mulheres negras, e celebra Tereza de Benguela, liderança quilombola contra a escravização de mulheres e homens africanos e afro-brasileiros. Neste contexto, o mês de julho é considerado um período de intensas atividades políticas, formativas e culturais para visibilizar as trajetórias e as contribuições das afro-latino-americanas e caribenhas.

Fonte: www.onumulheres.org.br 

sobre o autor
tags
comentários
mais lidas da semana
últimas notícias
agenda jauclick
quintabarça

11/08/2022 • 19:00

Barça

Anderson Labarce

quintafinos

11/08/2022 • 20:00

Fino´s Pub

Juh Manfrin e Leticia Costa

quintariver

11/08/2022 • 20:00

River Side Pub

Marcela Luzetti e Laura Souza

quintadivino

11/08/2022 • 20:00

Divino Boteco

Deixa Rollar e Ari Miranda

quintacravo

11/08/2022 • 20:00

Cravo e Canela

Jota Junior e D.J. Cesar

quintajimis

11/08/2022 • 21:00

Jimi´s

Hernan Tamanini + David Tanganelli + Norba Rock ´n Roll + Saffi

xv de jaú

Tudo sobre o XV de Jaú

aqui no jauclick

publicidade
acervo jauclick

BLOGS

Conteúdos exclusivos dos blogs colaborativos do Jauclick.

SIGA O JAUCLICK NAS REDES SOCIAIS