Várias pessoas da cidade sempre se perguntam. Porque Jaú não tem um Sesc? Provavelmente vários motivos podem vir a tona. Força política? Tamanho da cidade? Proximidade de outras unidades? Não sabemos. Mas a verdade é que o Sesc virou polo cultural, educacional e esportivo pelo estado. Vários shows, oficinas, eventos com atrações de ponta permeiam a programação dos Sescs paulistas.
O Sesc – Serviço Social do Comércio – foi criado em 1.946 por empresários do comércio de bens, serviços e turismo com objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores e seus familiares.
No site do Sesc este conceito resume: “Qualidade de vida e bem-estar são focos do trabalho do Sesc. Por meio de uma ampla gama de atividades, ele proporciona ao público oportunidades para o desenvolvimento pleno de seu potencial. São importantes aspectos da instituição a diversidade, a presença nacional e a ação formativa, base de todos os projetos e serviços oferecidos nas áreas de saúde, lazer, cultura, educação, esporte, turismo e sustentabilidade”.
Acompanhe a história do Sesc clicando aqui:
https://www.sesc.com.br/institucional/o-sesc/sesc/
E algumas bandas ou profissionais de Jaú se apresentam pelas unidades do Sesc de São Paulo há algum tempo. Neste mês, o trio de rock Griswolds e a Caçambaria da Carolina Panini percorrem julho com shows e oficinas.
No final do mês de junho, o músico e ambientalista Cecéu se apresentou com seu grupo regional Corda de Barro dia 26/06 no Sesc Piracicaba acompanhando a artista Evinha do Forró. Na última quinta, o grupo se apresentou no Sesc Belenzinho.
A banda autoral de rock Caostropi tem agenda programação em setembro no Sesc Piracicaba. O quinteto tem três jauenses, Rafael Ferruci, Vitinho Martins e Ricardo Cezário.
Griswolds – 32 shows e 16 unidades
Griswolds é uma banda jauense que toca exclusivamente trilha sonora de filmes.
Nestes onze anos de existência, a banda gravou seis cds, 9 clipes, foram mais de 300 shows espalhados por uidades de Sesc; unidades de Sesi e Senac; Shopping Centers; Clubes; Faculdades; Festivais de cinema, de música e literário; Corporativos, Prefeituras e Secretarias de cultura espalhadas em praças, museus, teatros, cinemas municipais, auditórios e anfiteatros e inúmeras casas noturnas e pubs.
O Griswolds executará o show Cine and Roll todas as sextas de julho no Sesc Bertioga a partir de agora dia 08, se estendendo para os dias 15, 22 e 29 deste mês.
O trio já percorreu com seus shows por 16 unidades de Sesc e 32 shows: Araraquara, Bauru, Bertioga, Birigui Catanduva, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Sorocaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo Amaro, São Carlos, São José dos Campos Registro e Taubaté;
Na retomada das atividades do Sesc em dezembro do ano passado, a banda já se apresentou no Sesc Jundiaí e em 2.022 nos Sesc São Carlos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Birigui e Presidente Prudente.
Griswolds é um projeto áudio visual. Trabalha com dois segmentos – Música e Cinema!! O trio simplesmente não toca uma música que se tocou em um filme “en passant”. A trilha tem que ser marcante para o filme. A música tem que ter relevância total para a obra cinematográfica.
E cada música do show tem a projeção de cenas e diálogos marcantes dos filmes homenageando as trilhas marcantes de animação e filmes históricos.
Caçambaria em quatro unidades neste mês
A Caçambaria é uma empresa/projeto criativo que promove o consumo responsável e consciente, propõe projetos para transformação social e qualidade de vida para seus colaboradores.
Completando dez anos em 2.022 e idealizado por Carolina Panini, o projeto já recolheu e transformou cerca de 60 toneladas de resíduos e enviou móveis para todos os estados do Brasil através de sua loja virtual.
A Caçambaria percorrerá quatro unidades de Sesc com suas oficinais sustentáveis – Sesc Bauru, Catanduva, São José dos Campos e Sesc Santos.
As oficinas da Caçambaria são: Artesanato Circular – Práticas Manuais para redução de plástico; Oficina de Criação de Brinquedos com Resíduos de Madeira – Caçambaria para os Pequeninos, Oficina de Floreira de Pallets; – Oficina de Marcenaria para Iniciantes – Construção de Banquinho com madeira Ecológica; – Oficina de resíduo de Construção Civil.
Nestes 10 anos de existência já realizou várias oficinas de Arte e Sustentabilidade nos Sescs de São Paulo. São elas: Sesc Araraquara, Sesc Birigui, Sesc Guarulhos, Sesc Itaquera, Sesc Presidente Prudente, Sesc Registro, Sesc Ribeirão Preto, Sesc Taubaté e Sesc São Carlos.
O ano de 2.022 marca a celebração dos 10 anos da Caçambaria. Criada em 2.012, o projeto nasceu da cabeça da empreendedora criativa Carolina Panini, que juntou sua experiência como cenógrafa a de gestora cultural para criar o Caçambaria.
Nestes dez anos, o projeto já recolheu e transformou cerca de 60 toneladas de resíduos em e enviou móveis para todos os estados do Brasil através de sua loja virtual.
A Caçambaria recebeu um prêmio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em 2014 e 2021, ProaC de Economia Criativa e PROAC LAB, e através do Ministério da Cultura, representou o Brasil na comitiva de Empresas Criativas, no MiCSur, evento que reuniu empreendimentos criativos de toda a América do Sul em maio de 2014 em Mar del Plata na Argentina.
O Projeto está alinhado as 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e a Caçambaria acredita na necessidade de mudanças efetivas na forma de viver até 2030.