Todo produto ou serviço possui garantia

Aquisições de produtos e serviços são costumes do dia a dia, supermercado, lojas online, farmácias, conserto do carro, plano de saúde, etc, saiba que você está protegido pelas normas do direito do consumidor.

A garantia legal de um produto ou serviço é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor nos artigos 18° e 26°. Informando que é de responsabilidade do fornecedor quaisquer vícios de qualidade ou quantidade do produto, assim como características que não enquadram com as informações estabelecidas durante a compra ou descritas em sua embalagem.

O prazo que a lei estabelece ao consumidor tem até 30 dias para reclamar sobre produtos ou serviços não duráveis, ou seja, produtos de curta duração, como por exemplo alimentos, cosméticos, perfumes. E esse prazo é estendido para 90 dias em caso de produtos e serviços duráveis, como por exemplo automóveis, geladeira, computadores, etc. Essa é a chamada garantia legal.

Vale lembrar que o fornecedor não é responsabilizado em caso de defeitos no produto causados pelo consumidor ou terceiros.

Após a reclamação, caso o problema não seja solucionado dentro de 30 dias, o consumidor pode exigir uma das seguintes opções, segundo o artigo 18o, § 1o do Código de Defesa do Consumidor, a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos e/ou o abatimento proporcional do preço. Em caso de negativa do  fornecedor, sempre é importante procurar o Procon de sua cidade e para almejar indenização sempre procure algum advogado de sua confiança.

Compartilhe:

Maria Beatriz Forte Ambrosio

Maria Beatriz Forte Ambrosio

Maria Beatriz Forte Ambrosio é advogada e escreve periodicamente para o Jauclick. OAB/SP nº 416.109

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

XV de Jaú volta com vantagem de Americana

XV de Jaú vai a Americana e traz vantagem para Jaú

Galo saiu na frente na primeira etapa e tomou o empate nos acréscimos do segundo tempo. Jogo de volta será... (leia mais)
Frei-Galvao-jauclick

Procissão Fluvial em Honra ao Frei Galvão: Celebração Religiosa e Comunitária no Rio Tietê

Confira os detalhes do evento que ocorrerá no dia 04 de maio no Rio Tietê... (leia mais)
Ilustração WhatsApp - The Verge

Meta revoluciona o WhatsApp: Geração de imagens em tempo real com IA

Testemunhe a magia: Como a IA do Meta transforma texto em imagens no WhatsApp... (leia mais)