Sábado, a Fazenda Mandaguahy realiza a Feira da Primavera.
Serão mais de 30 expositores de produtos elaborados manualmente com muita criatividade e bom gosto, além de uma gastronomia repleta de sabores elaborada com ingredientes de qualidade por culinaristas talentosos, acompanhado de chopp artesanal.
Tudo isso num espaço rural histórico que completará 165 anos no dia 20 de setembro.
MANDAGUAY 165 ANOS
Fundada em 1.858, a Fazenda Mandaguahy começou sua história com a compra de uma gleba de terra denominada Fazenda Pouso Alegre de cerca de 6.000 alqueires (14.520 hectares) pelos irmãos Almeida Prado, Antonia, Leonor, Lourenço, Francisco, Vicente e João, filhos do Capitão-Mór de Itu, João de Almeida Prado, netos do Ouvidor Lourenço de Almeida Prado e Capitão-Mór Vicente Taques Góes de Aranha.
De lá pra cá conservou todos os detalhes de sua arquitetura, construção e móveis e virou referência de patrimônio histórico, turismo ecológico e programas educacionais.
Seu conjunto arquitetônico e paisagístico, é classificada pelo ICOM- UNESCO como exemplar de Casa Museu Rural, é material para os programas de Educação Patrimonial e Ambiental.
O ICOM é uma Organização não-governamental que mantém relações formais com a UNESCO, executando parte de seu programa para museus, tendo status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU. Seus mais de 40.000 membros, provenientes de 141 países, participam de atividades nacionais, regionais e internacionais promovidas pela organização: oficinas, publicações, programas de formação, intercâmbio e de promoção de museus.
Dentre elas a Fazenda Mandaguahy que tem como objetivo proporcionar atividades que enalteçam esses valores baseados na linha teórica Humanista de Educação Ambiental, cuja premissa é o reconhecimento de que a cultura e meio natural estão intimamente relacionados.
Por esta razão também é contemplado neste programas educativos que engloba a Educação Patrimonial, Educação Ambiental, estudo dos ciclos das águas e conhecimento dos ciclos econômicos que a Fazenda passou e seus programas recreativos.