Caçambaria abre seu espaço para o tema Acessibilidade. Na terça, Bate-Papo sobre acessibilidade em projetos culturais e na quarta a contação de histórias “O Cachorro que não Latia”.
As duas atividades, ambas gratuitas, fazem parte do projeto “Voa, Passarinho” contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo Estadual.
Adauto Caramano comanda o bate papo na terça e faz a adaptação e tradução na contação de histórias de quarta.
Acessibilidade eficiente em projetos culturais
Na terça, a partir das 19h, o espaço cultural recebe Adauto Caramano que realizará Bate Papo sobre acessibilidade em Projetos Culturais.
O especialista em tradução de Libras, vai comandar um bate-papo direcionado a artistas, gestores e produtores culturais que discorrerá sobre elaboração de planos de acessibilidade para projetos culturais que atendam as exigências dos editais.
“Será um momento onde poderão tirar dúvidas sobre essas exigências e também de orientação sobre como desenvolver projetos adequados e eficientes, quando o assunto é acessibilidade”, diz a gestora cultural e idealizadora da Caçambaria, Carolina Panini.
Caramano possui também habilitação de guia-intérprete para surdocegos e idealizador de diversos projetos como a TV Sinais, com conteúdos em Libras, e o Episurdo, para empreendeedores surdos. É o idealizador da Duas Mil Mãos Acessibilidade – empresa de impacto social que lidera projetos de promoção da inclusão de pessoas surdas, cegas e pessoas surdocegas.
Contação de história na quarta, as 15 horas
Na quarta-feira, a contação de histórias “O Cachorro que não latia”. O texto original é de Donaldo Buchweitz e Lucas Andrade Oliveira, adaptado por Caramano.
A história conta a vida de Bob, um cachorro diferente dos outros, que não latia. Essa contação de história de rara sensibilidade, os contadores pretendem mostrar às crianças e aos adultos que é preciso respeitar as diferentes formas de expressão, além de estimular o público a observar o mundo de uma forma visual e valorizar maneiras de comunicação além da fala oral.
“O Cachorro que não latia”, trata-se de uma contação de histórias que será realizada em Libras e traduzida para o português, destinada a pessoas surdas, mas também para crianças de todas as idades, no dia 23, às 15 horas, na Caçambaria.
A história será contada em Libras por Bruna Gavira e Fernando Ramazzine, ambas pessoas surdas e terá tradução para português feita por Adauto Caramano, e é aberta ao público de todas as idades.
Serviço:
- ACESSIBILIDADE EFICIENTE EM PROJETOS CULTURAIS
Bate papo – Tira dúvidas com Adauto Caramano
22 de outubro, 19h, na Caçambaria.
- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS PARA CRIANÇAS
“O cachorro que não latia.” – 23 de outubro, 15h, na Caçambaria.
Caçambaria Espaço Arte
Rua Tenente Lopes, 1569, na Vila Nova, em Jaú.
Telefone : (14) 3416-3720 – Instagram @cacambaria – www.cacambaria.com.br