Cine Municipal exibe documentário Marcas do Chumbo, o Caso do Menino David

Exibição será gratuita e começará as 19 horas do domingo, dia 15/09

Domingo, no Cine Municipal, o documentário “Marcas do Chumbo: O caso do menino David” terá exibição gratuita.

Inspirado no livro homônimo de Diva Fernandes e dirigido por Leandro Ferrari, o filme se aprofunda no desastre ambiental que chocou a cidade de Bauru-SP, onde mais de 300 crianças foram atingidas por materiais químicos emitidos no ar por uma fábrica de baterias automotivas.

Narra o comovente caso de David, um jovem cuja vida foi impactada pela contaminação por chumbo desde a infância, sofrendo os efeitos devastadores do chumbo no ar e no solo, resultando em danos irreversíveis à sua saúde.

O filme revela a luta de Elizete, sua mãe, que, em meio a um emaranhado de acontecimentos obscuros de negligência corporativa na saúde pública e no meio ambiente, mantém sua fé e esperança na justiça.

“Marcas do Chumbo: O caso do menino David” é um poderoso testemunho da necessidade de regulamentações rigorosas para proteger comunidades vulneráveis e nos faz refletir sobre empatia e impunidade.

Além da família, o documentário contou com a participação de especialistas, moradores, ex-funcionários e testemunhas do acontecido.

O filme tem pesquisa, roteiro, direção e edição de Leandro Ferrari. Ao longo dos últimos 12 anos, ele tem atuado como videomaker no setor privado, desenvolvendo uma ampla variedade de produtos audiovisuais.

Como diretor/produtor independente, dirigiu os documentários como “Raízes de Torres” e “Eu Sou Raul Torres, Violeiro Sim Sinhô”, com o apoio do Canal Futura, além de sua contribuição como editor/montador na série documental “Pedal’agua: Qual o valor da água?“ filme destaque no Fórum Mundial da Água Brasil.

Também conta com participações em festivais nacionais, como o In Edit Brasil e regionais como o Filma Bauru, juntamente com algumas premiações, incluindo o 1 º lugar no concurso DIADESOL -ABES e o 2 º lugar no Festival de Cinema Independente de Avaré, atestam sua excelência e impacto no cenário audiovisual.

MENINO DAVID

David é uma das crianças contaminadas por chumbo que moravam nas proximidades do setor de reciclagem de baterias da empresa Acumuladores Ajax, que foi responsabilizada por emitir o metal em forma de partículas no ar. Nascido em 1992, com todos os exames aprovando sua saúde plena, David começou a apresentar os primeiros sintomas da contaminação por metais nos seus primeiros meses de vida, um quadro que se agravou com o passar dos anos e a falta de diagnóstico inicial. David teve severos danos em sua saúde física e mental, o que comprometeu completamente seu desenvolvimento.

Devido à delimitação da área contaminada determinada pelos órgãos ambientais na época, ele não fez parte do grupo de crianças acompanhadas por pesquisadores e especialistas em saúde envolvidos no caso, já que sua residência ficava cerca de 1 km à frente do limite estabelecido nos estudos. Apesar da negligência pública, sua família conseguiu a comprovação por meio de exames internacionais e de um processo judicial de iniciativa própria.

Acompanhe o trailer do filme:

 

Compartilhe:

Picture of Wilson Moraes

Wilson Moraes

Wilson Moraes, o Moraes, escreve periodicamente no Blog do Moraes, agora aqui no Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

ABC - AVENIDA BEACH CLUB

🏖️ 4 quadras de Beach Tennis
🎾 Aulas & Aluguel de Quadras
🌞 Day Use aos Finais de Semana

Av. Isaltino do Amaral Carvalho, 260, Jaú

Conteúdos em destaque

Funil de vendas de forma ilustrativa

Como levar seu negócio para o mundo digital

Descubra como levar seu negócio para o mundo digital com a ajuda de uma... [leia+]
Silvio Santos morre aos 93 anos

Silvio Santos: O Legado de um Ícone da Comunicação Brasileira

O camelô que se tornou uma das pessoas mais influentes do Brasil morreu neste... [leia+]
Filme do Jô

Porque todos devem assistir o filme do Jô?

Alguns motivos que devemos assistir o documentário da vida do Jô no final de... [leia+]

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção do Hospital Amaral Carvalho, acesse e compartilhe os materiais e ajude a levar a informação para mais pessoas.