Cine Denadai

Lista de Halloween vai ter todo ano! Filmes para animar a temporada

Tivemos o Halloween comemorado no dia 31/10 e o André Denadai chegou cheio de filmes de terror e suspense para recomendar

Feriados e datas festivas se repetem ano após anos e acabam sendo temas para meus textos, mas não é sempre que repetirei. Mas no halloween sempre terá lista, já que é sempre muito bom indicar filmes de terror e para eu indicar preciso assistir. Terror é um dos meus gêneros preferidos, a safra não anda contribuindo muito. Para cada filme de terror que eu gosto, tive que ver outros tantos que eu não gostei. Mas tudo bem, nem sempre haverá bons filmes passando em nossas telas. Então vamos para mais uma lista aterrorizante!

Já que passamos pelo halloween, começamos com uma indicação que se passa nessa data festiva americana. “Entrevista com o Demônio” fez sucesso nas bilheterias e com críticos em 2024 e se justifica. Passado durante um programa televiso americano dos anos 70 no melhor estilo Jô Soares, um apresentador recorre a situações sobrenaturais para alavancar uma audiência decadente.

Esse vale tudo para atrair telespectadores é bem conhecido aqui no Brasil também.

Cresci nos anos de 1990 vendo o que hoje considero absurdo, mas que na época me chama atenção, confesso que provavelmente iria assistir se passasse hoje em dia. Voltando ao filme, com esse título e passado em um programa de entrevista, não temos muitas dúvidas do que irá passar na nossa tela.

A ambientação dos anos 1970 contribuiu muito para a trama que vai crescendo em tensão aos poucos até chegar há um final exageradamente bizarro, mas que me convenceu. Obviamente que o filme tem diversas coisas desnecessárias, inclusive no seu final. Mas, da para entender se relacionarmos com o sensacionalismo dos programas de tv e a busca pela audiência. Disponível em: Netflix.

A igreja é um dos locais que provavelmente poderíamos pensar em nos sentirmos seguros em algumas situações que envolvam temas de filme de terror. Mas muitos deles são passados por ali mesmo. E “Imaculada” é mais um desses filmes que mostram um lado da igreja que não é o que estamos acostumados a ver.

O filme tem uma grande reviravolta nos seu clímax, confesso que estranhei um pouco, já que ele não é tão convencional, mas é bem atual e faz todo sentindo e está totalmente ligado com o que está nos sendo apresentado. Claro que não irei falar o que acontece, a surpresa deve ser mantida. Sempre! Repleto de gente bonita tentando trazer um ambiente de sedução no convento, os principais questionamentos dos filmes vão sendo resolvidos. Apesar que sempre fiquei na dúvida da época em que esse filme é ambientado. As vezes parecia mais atual e as vezes passado décadas atrás.

Atrapalha? Não. Mas me incomodou alguns momentos. Mas o que pode incomodar mesmo é o final.

As questões que levam até esse desfecho acabam fazendo a gente arregalar os olhos, na boa, prêmio de maior surpresa de filme de terror no ano!

Disponível em: Shock Vídeo Café e Amazon Prime.

Se tem algo que eu gosto em um filme de terror é o fato de não se ter dó de ninguém. Pode ser o vovô ou a vovó, o papai ou a mãe, crianças ou a mocinha bonita do filme, todos estão em risco e podem ser mortos pelo mal que o filme apresenta.

E a nova versão da clássica obra literária de Stephen King “A Hora do Vampiro” é assim. Independente de quem você seja, estará a mercê de um vampiro que se muda para uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Há algumas outras adaptações dessa obra mais antigas, feitas na década de 1980 e até uma minissérie de televisão do começo dos anos 2000 com o saudoso Rob Lowe, mas acho que esse da conta para quem quer algo para o Halloween.

Essa versão é bem bacana, conta com efeitos especiais bem feitos, uma trama bem ágil e sem enrolação coisas que acabam contribuindo muito para o entretenimento. E como eu já escrevi, o fato do filme não ter dó de ninguém, contribui positivamente para os sustos e momentos de tensão. Mais uma ótima surpresa dos filmes de terror desse ano.

E sempre vale a pena ver as adaptações de Stephen King para o cinema, ou streaming, que é esse caso.

Disponível em: MAX.

Mais do que uma indicação, dou a vocês agora um conselho. Uma das mais gratas surpresas do terror que assisti no ano passado foi “Sorria” e nesse ano foi lançada uma continuação, que assim como o primeiro, está sendo muito elogiado pela crítica e tendo sucesso nas bilheterias.

O que se faz mais interessante nesse filme é o que mal que assombra as pessoas estão sendo perseguidas por outras pessoas com o famoso “sorriso de orelha a orelha”, mas com uma aparência assustadora. E se as vezes os filmes de terror acabam pecando pelo seu final, “Sorria” não sofre desse mal trazendo um desfecho agonizante e totalmente coerente.

Esse filme tem uma pegada parecida com “Corrente do Mal”, que está no texto de indicações de Halloween do ano passado.

Aproveitem para uma sessão dupla e quem sabe até tripla, caso tenha a oportunidade de assistir “Sorria 2” nos cinemas, já o primeiro está disponível em: Shock Video Café.

Ainda nessa de indicar filmes recentes e que eu gostei, segue aqui mais um do ano passado. “Feriado Sangrento” é passado durante o Dia de Ação de Graças, que é o feriado mais celebrado nos Estados Unidos. Dirigido por Eli Roth, também conhecido por “O Albergue” e por ser amigo de Quentin Tarantino, a obra é um típico terror slasher, que a grosso modo, é um filme com uma pessoa matando outras pessoas com uma máscara.

Ou seja, mais um filme inspirado pelo clássico “Halloween”, que revolucionou esse subgênero do terror e que foi maravilhosamente modernizado por “Pânico” já na década de 1990. E por ser amigo de Tarantino, Eli Roth também curte cenas grotescas, violentas e repletas de sangue sendo jorrado remetendo mais para um terror gráfico do que de sustos.

Assim como “Pânico”, o filme tem as reviravoltas e surpresas finais e desde o começo nos questionamos quem seria o assassino e suas motivações. Nada muito original, mas muito divertido, assim como tem que ser um feriado.

Disponível em: Shock Vídeo Café e MAX.

Bem, como ficou fácil de perceber, as indicações são sobre filmes bem atuais, mesmo a safra de filmes de terror não ser das melhores.

Na lista do ano que vem terei que apelar para os clássicos. O que é ótimo, já que terei que ver ótimos filmes!

Boa sessão e até a próxima!

Compartilhe:

Picture of André Denadai

André Denadai

André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Agenda Jauclick

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

Confira as fotos:

Live Double DJ | White House

2006

Confira as fotos:

HALLOWGREEN | General Bar

2002

Confira as fotos:

Marighella | Badra Danceteria

2003

Confira as fotos:

Som ao vivo: Gui Vianna | Dona Beja

2004

Mais Blogs do Jauclick

Cinema e Fogo nos Racistas 1

Cinema e fogo nos racistas

Avançando além das telas: O cinema como poderoso instrumento de combate ao racismo... [leia+]
Da-Inocência-à-Realidade

Da Inocência à Realidade

Hoje compartilho reflexões sobre a jornada da inocência à realidade, inspirado pelo aniversário de... [leia+]
yamandu04

Yamandu Costa no Santo! Calma, leiam o texto.

Quer uma situação surreal envolvendo Yamandu Costa, Ana Claudia Baxa e eu?... [leia+]