A crescente digitalização dos negócios vem impactando o setor da fotografia no país. No caso da Fotto, marketplace criado aqui em Jaú e que conecta fotógrafos a clientes, lançada em março deste ano, a expectativa é que a empresa cresça seis vezes de tamanho em 2024, aproveitando principalmente as oportunidades no setor de eventos voltados para esportes, saúde e entretenimento.
Plataforma Fotto: Modelo de Negócios Inovador
De acordo com o CEO e cofundador da Fotto, Marcelo Moscato, trata-se de uma plataforma cujos recursos são totalmente gratuitos. “No nosso modelo de negócios, somos recompensados assim que as vendas são concretizadas, por meio de uma comissão de 10%”, revela ele, lembrando que os ganhos dos fotógrafos são transferidos automaticamente para a conta cadastrada pelos próprios profissionais. A empresa pertence à Alboom, empresa de soluções para fotografia.
Funcionalidades da Plataforma
Moscato esclarece que os próprios fotógrafos podem criar suas galerias para comercializar imagens diretamente ao público interessado. Outra possibilidade é colaborar com fotos nas galerias criadas por organizadores de eventos. “Tudo isso torna a plataforma versátil, abrangente e muito rentável para quem trabalha no setor”, diz ele.
Crescimento e Alcance
Atualmente, são cerca de 900 fotógrafos e mais de 5 mil eventos utilizando a plataforma, cujo acervo já conta com mais de 5,5 milhões de fotos à venda. Semanalmente, o site atrai cerca de 61 mil usuários. “O mercado de vendas de fotos digitais está em franca expansão, assim como o de fotografias em eventos. A junção desses dois serviços proporcionou oportunidades para os profissionais da área, contribuindo de maneira expressiva na renda de milhares de fotógrafos”, afirma o CEO.
Transformação Digital no Setor de Fotografia
Arquimedes Ferreira, CTO e cofundador da Fotto, destaca a importância da democratização do acesso a fotografias profissionais e a natureza colaborativa da plataforma. Ele explica que a Fotto permite que fotógrafos trabalhem em equipe em eventos organizados por outros profissionais ou entidades, como clubes e escolas. “A Fotto não só abre as portas para que as pessoas possam adquirir fotografias de alta qualidade a um preço acessível, como também cria um mercado para fotógrafos que buscam oportunidades de trabalhar em eventos de médio e grande porte”.
Para o cofundador e CMO da empresa, Marcelo Tesser, é recompensador atuar na transformação digital de todo um segmento. “Com a Fotto, estamos ampliando as oportunidades de trabalho para fotógrafos nos mais diversos tipos de eventos, de torneios esportivos a eventos sociais. Estamos felizes também por oferecer o recurso de gestão colaborativa de fotógrafos, que permite gerenciar a equipe de fotógrafos em um evento, facilitando o trabalho e a divisão de ganhos de todos profissionais”, salienta ele.
Tesser completa que a proposta da empresa vai além de abrir portas para que as pessoas possam adquirir fotografias de alta qualidade a um preço acessível. “Queremos criar um mercado para fotógrafos que buscam oportunidades diferentes para trabalhar em eventos de médio e grande porte”, destaca o CMO.
Perspectivas Futuras
O objetivo da empresa agora é manter a curva de crescimento para atrair investidores já no próximo ano. “Sabíamos do potencial do negócio, mas o desempenho nos primeiros três meses superou todas nossas expectativas. E estamos muito felizes por contribuir de maneira expressiva na renda de milhares de fotógrafos”, finaliza o CEO.
Quer conhecer a Fotto? Acesse aqui
Conheça também a Alboom.