Quarta, 27.11, estreia no Cine Municipal do documentário Sarau Arte Cemiterial – NecróPollis.
Dirigido por Ricardo Rodrigues, o documentário conta a história do grupo que transformou o Cemitério de Jaú em Museu a Céu Aberto com Arte e História. O filme explora seu valor histórico e cultural através de apresentações artísticas noturnas e relatos sobre figuras icônicas do município.
O filme será exibido hoje no Cine Municipal as 19:30h.
O projeto é uma realização de Bela Bale Produtora e conta com o apoio da Secretaria da cultura de Jaú e edital Lei Paulo Gustavo. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.
Onde a arte e a história se encontram para preservar e valorizar a memória de Jaú.
Gravado no mês de julho e agosto, o “Sarau Arte Cemiterial – NecróPollis” é uma tentativa e iniciativa de conexão de arte, história e memória. O filme conta com entrevistas com o historiador Fabio Grossi e a atriz Taty Souza.
O documentário dirigido por Ricardo Rodrigues apresenta o cemitério como um verdadeiro “museu a céu aberto,” explorando seu valor histórico e cultural através de apresentações artísticas noturnas e relatos sobre figuras icônicas do município.
. “O cemitério é um lugar que guarda memórias e tradições. Ao visitá-lo, temos a oportunidade de revisitar e preservar nossa história,” comenta Ricardo Rodrigues, que também é criador do projeto.
O documentário da “Sarau Arte Cemiterial – NecróPollis” oferece ao público uma experiência única e intimista, que combina cinema, teatro e narração de histórias ao lado de túmulos e mausoléus de personagens históricos de Jaú.
Cada performance celebra a Arte Cemiterial e permite que o público mergulhe em uma nova perspectiva sobre a memória e a vida, enquanto o documentário captura cada detalhe e emoção das apresentações. A cuidadosa ambientação e o som harmonioso complementam a experiência, promovendo uma imersão respeitosa e contemplativa.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Por meio de encenações de fatos históricos e lendas locais, o projeto serve como um valioso recurso de educação patrimonial, incentivando as gerações mais jovens a valorizar o legado cultural de Jaú.
“Queremos que a comunidade reconheça o patrimônio Cemiterial como parte fundamental de nossa identidade cultural,” afirma Fabio Grossi, ator e historiador. Impacto e receptividade desde seu lançamento, o “Sarau Arte Cemiterial – NecróPollis” tem atraído um público expressivo, aproximando a comunidade do cemitério como um espaço cultural e de aprendizado.
“A receptividade do público foi surpreendente. Todos estão abertos a novas formas de se conectar com a história e a cultura de Jaú,” destaca Taty Souza em entrevista e atriz.
Confira o trailler:
SERVIÇO
O quê: Documento – “Sarau Arte Cemiterial – NecróPollis”
Quando: 27/11 (hoje) as 19:30
Onde: Cinema municipal, Jaú, SP
Entrada: Gratuita
Mais informações: (14) 991404004
Para entrevistas, informações e cobertura:
Assessoria de Imprensa: André Ricardo, Ricardo Rodrigues e Fábio Grossi
Telefone: (14) 991404004
E-mail: rfr.arte@hotmail.com
Redes Sociais: https://www.instagram.com/documentario_necropollis/p/DAa0JD6uPn9/?img_index=1
https://belabalela.com.br/ – https://www.instagram.com/bela.balela/