Quinta-feira, dia 06/06, às 19 horas, a Bela Balela e Ativaz Produções lançam os curtas em stop-motion “Bolinha de Gude” e “Três Marias – Catador de Aranhas”.
A exibição será no nosso Cinema Municipal, a partir das 19h e a Entrada é Gratuita.
As obras abordam temas de inclusão, amizade e superação e a direção é do cineasta Ricardo Rodrigues. Os filmes foram produzidos em meio a oficinas na Apae de Bariri.
Bolinha de Gude foi inteiramente produzido nas oficinas da APAE de Bariri, proporcionando aos participantes uma experiência prática e educativa. Já Três Marias – Catador de Aranhas foi realizado no estúdio da Bela Balela, em Jaú, com a contrapartida das oficinas na APAE, enriquecendo tanto o ambiente educacional quanto o profissional dos envolvidos.
Os filmes foram e terão exibições em mais cinco cidades do interior paulista: Jaú, Bariri, Boraceia, Bauru, Pederneiras e Brotas.
Estes projetos receberam apoio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (PRONAC)
Bolinha de Gude
“Bolinha de Gude” se passa nos anos 70 e conta a história de Diego, um garoto que lidera um grupo de crianças em uma partida de bolinhas de gude. A chegada de Mauri, um menino com paralisia cerebral, desafia as percepções do grupo sobre habilidade e inclusão, culminando em uma lição de humildade e amizade.
Trailer disponível em:
Já em “Três Marias – Catador de Aranhas”, ambientado na mesma época, segue Hugo, um garoto autista, e sua amiga Eva em aventuras pela vila rural onde vivem. Através de sua amizade com o Sr. Vitor, um idoso estigmatizado pela comunidade, eles exploram temas de coragem, aceitação e a beleza das diferenças.
Confira o trailer:
Sobre Ricardo Rodrigues
Ricardo Rodrigues, um cineasta, educador, diretor e produtor cultural reconhecido, lidera projetos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como com pessoas com deficiência.
Com um portfólio que inclui o premiado curta “Os Engraxates” no Mapa Cultural Paulista, Rodrigues já produziu 20 curtas e longas autorais, além de 12 peças e esquetes teatrais em escolas e entidades sociais.
Atualmente, dirige o longa-metragem “Criolando, o Anjo das Flores”, que também ganhará uma versão em stop motion.
Na mesma modalidade, Ricardo já produziu outros três filmes, com destaque para “O Mundo de Diego”, também produzido na entidade baririense, que, em 2023, levou dois prêmios de Melhor Animação: um no Primeiro Festival Internacional de Filme e Educação “EducAção” e outro no Festival de Cinema Amador Escolar “Abacaxi de Ouro”.