Terça, dia 26/03, o Sesc Bauru exibe o documentário “Pedalagua –Cicloturismo e o valor da água”.
O documentário trata da viagem do professor de Geografia Marcio Martins que percorreu vários estados brasileiros promovendo diálogos sobre questões ambientais urgentes como acesso à água, mineração, preservação da Floresta Amazônica e culturas locais das diversas cidades que Marcio percorreu.
O filme será exibido no auditório da Unidade:
Ingressos no dia da exibição, a partir das 14h, em sescsp.org. br/bauru ou no app Credencial SescSP e, presencialmente, a partir das 18h30. Grátis.
Qual o valor da água para você?
O objetivo do professor Marcio Martins com a exibição do documentário é divulgar o livro digital “Qual o valor da água para você?” que ele está produzindo com previsão de lançamento em novembro no Jardim Botânico de Bauru.
O objetivo é que e-book é que seja distribuído e veiculado gratuitamente para todos os professores do Brasil.
“Quero alcançar todos os professores do país” .
O livro contará com a ajuda de outros professores na elaboração de um conteúdo didático e disciplinar para servir de guia para os docentes nas ações de educação ambiental presente em todo material. Marcio salienta que o livro será interdisciplinar, contendo matérias como matemática, física, qúimica e geografia, tudo, claro, girando em torno da educação ambiental, escopo principal.
PEDALÁGUA
O material do livro e do documentário é fruto de uma peregrinação de Marcio no ano de 2.016, onde percorreu por 11 meses, 13 estados e quase 8 mil quilômetros praticamente em cima de uma bicicleta.
O Pedalágua tem a intenção de despertar a população brasileira para o debate ambiental e promover uma discussão sadia em torno de uma das maiores riquezas que o Brasil possui: a água.
Diversas cidades do Brasil foram percorridas de bicicleta para entender qual é o valor dado pela população para esse bem tão precioso.
O projeto quer saber por que o uso da água em um país tão rico na disponibilidade desse recurso se dá de forma tão desigual pela sua população.
Pedálagua tem números que impressionam:
- 13 estados – Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
- 8.380 kilometros percorridas – 6.207km de bicicleta, 2.173km de ônibus, trens e caronas e 559km de caiaque do estado de Minas Gerais ao estado do Espírito Santo.
- 11 meses (10 de janeir a 10 de dezembro de 2.016
- Prêmio no concurso Voz do Cidadão, realizado no 8o. Fórum Mundial da Água e finalista no Prêmio Ozires Silva (2020)
Conheça todo o projeto:
https://www.instagram.com/pedalagua/
https://www.youtube.com/pedalagua