XV de Jaú revela novo escudo em celebração ao seu centenário

O XV de Jaú celebra seu centenário com um rebranding do icônico escudo, mantendo a tradição desde 1924. A modernização preserva a essência, simplificando elementos e destacando a identidade do clube

Em um ano marcante para sua história, o XV de Jaú celebra seu centenário com uma significativa renovação: um rebranding do seu icônico escudo, realizado pela nossa Agência Only, hoje responsável pelo marketing do clube (matéria da Record no final do texto). 

Utilizado em todos os seus canais oficiais desde o dia 01 de janeiro, o novo distintivo do XV teve como ideia central do projeto a modernização de sua identidade visual sem perder a essência e tradição que o acompanham desde 1924.

Mudanças

  • Simplificação dos elementos
  • Tipografia unificada com pequena estilização do XV DE NOVEMBRO
  • Aperfeiçoamento das formas originais do escudo
  • Ano de fundação do clube sem o “15.11” e manutenção apenas do ano de 1924, tirando a redundância entre a construção do escudo e sua data de fundação

A mudança não foi apenas uma questão estética, mas uma cuidadosa consideração pela identidade do clube no ano de seu centenário, com o objetivo de manter a classe e a tradição que sempre foram associadas ao escudo do Galo da Comarca.

Segundo escudo do centenário

Para a comemoração do centenário, na camisa número 2 (branca) escolhemos um escudo comemorativo que foi criado baseado na mescla do desenho do escuto atual com a essência de um dos primeiros escudos do Galo que era apenas um XV em um círculo.

Essa mesma identidade, acompanha o time Master do Galo da Comarca e será utilizada também, de forma permanente, em uniformes comemorativos e produtos licenciados.

Camisa Branca: reprodução Ícone

Todos os escudos da história do Galo

Durante esses 100 anos, o Galo foi bem camaleão! Conforme post apresentado pela Agência em coautoria com XV de Jaú, mostramos todos os escudos que o XV de Jaú teve na sua história centenária:

Usos incorretos

Em algum momento da história do clube, alguém redesenhou o escudo e achatou ele “no paint” (risos) e usaram ele de forma errônea em uma centena de oportunidades. Até uma camisa oficial comemorativa foi utilizada com o escudo “secundário”.

O escudo anterior a esse novo passou por uma leve mudança no ano de 2012, primeira vez que trabalhei junto com o Galo da Comarca. Naquele ano, não se achava o escudo oficial de maneira nenhuma. Tivemos que fazer um trabalho cuidadoso para redesenhá-lo e aplicar novamente em toda a comunicação do clube e que foi usado oficialmente até o dia 31 de dezembro de 2023.

De forma permanente, o novo escudo foi oficialmente utilizado pela primeira vez no uniforme durante a Copinha 2024 e, como sequência, implementada no Campeonato Paulista Série A4, marcando assim o início de uma nova era para o XV de Jaú.

Uma curiosidade para ser destacada aqui é a de que o Amarelo havia sumido! Fiquem tranquilos, pois ele não sumiu não! Como lançamos a campanha do centenário, estamos priorizando o tom dourado nessa fase! As cores originais serão mantidas, com pequenos ajustes, mas em todo o material lançado, usamos as novas cores que estão na paleta de cor do distintivo. O Famoso amarelo do XV voltará na versão original de estampa. O dourado faz parte de uma das fases de mudança da marca.

Alguns pequenos ajustes, imperceptíveis para a maioria das pessoas, ainda estão sendo executados.

Estamos orgulhos pelo resultado, pela receptividade e pela oportunidade de fazermos parte dessa linda história do Galo da Comarca, de uma forma que deixa uma história para as futuras gerações e, sempre, sonhando para que o clube se torne, novamente, um celeiro de craques e esteja sempre disputando grandes competições no certame paulista e nacional. É possível!

Agradecimento imensurável ao pessoal da agência que participou desse projeto. Eu como briefing inicial das necessidades a serem executadas (que já eram comentadas com amigos desde quando o XV fez 90 anos), Matheus Santana pela preciosidade nos detalhes, Gui Petian pela ajuda na pesquisa e desenvolvimento da essência da campanha e ao meu primo e sócio Marcelo Arradi, pela direção de arte.

Confira a matéria que foi veiculada pela Record na última sexta-feira (19)

Compartilhe:

César Mantovanelli

César Mantovanelli

Publicitário, XVano e Palmeirense, escreve periodicamente para o Jauclick.com

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Esportiva

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

Foto: Divulgação HAC

E no final, vai sobrar pra quem? Para o Paciente

Hoje estou aqui mais para escrever um desabafo... (leia mais)
80-anos-Paul

Blog do Moraes - Paul 80 anos

Os shows solo do Paul McCartney me fez virar a chavinha para virar fã dos Beatles. Post tem Memphis Festival,... (leia mais)
The+Day+the+Music+Died

O Dia que eu conheci o Rock ...foi quando ele morreu  - Nelson Metralha

O Blog do Moraes traz o primeiro capítulo da história do crítico Nelson Metralha! Fatos e personagens reais da música... (leia mais)