Sábado, dia 18/01, a Caçambaria Espaço e Arte realiza a Viva Feira! Da Raiz à Copa! Contando com mais de 20 expositores de artesanato, gastronomia, sustentabilidade e arte, a feira começa as 16 horas com Entrada Gratuita.
A Viva Feira!Da Raiz à Copa!, finaliza as atividades propostas pelo projeto “Da Raiz à Copa” que percorreu todo o ano da Caçambaria no qual espaço passou por melhorias, adaptações e tornou a Caçambaria um espaço totalmente adaptado a acessibilidade.
Além da finalização do projeto, a Caçambaria lança o projeto Aves da Marambaia e no palco, construído no projeto Raiz a Copa, o quarteto Irmãos da Lua.
Para este começo do ano ainda, a Caçambaria prepara oficinas de Contação de Histórias com o grupo Flor de Crejoá nos dias 22 e 23, Campeonato de Yu-Gi-Oh no dia 25 de novembro e Semana do Artesanato Sustentável dos dias de 29 de janeiro a 02 de fevereiro.
Todas essas atividade fazem parte do outro projeto da Caçambaria chamado Voa Passarinho, projeto contemplado, também pela Lei Paulo Gustavo Estadual, que caminhou junto com o Projeto Raiz a Copa por todo 2.024
Raiz à Copa
O Raiz à Copa, realizado através da Lei Paulo Gustavo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, relacionado à manutenção do espaço, reformou e modernizou as instalações físicas da Caçambaria, tornando-as acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e deficiências.
A construção de rampas de acesso à entrada, aos cômodos e sanitário da Caçambaria, sinalização tátil, manutenção e aquisição de equipamentos, montagem de palco com equipamento de som e iluminação, que acolhem apresentações musicais, palestras e workshops, fizeram desse espaço um verdadeiro refúgio cultural, um lugar de respiro onde a arte é valorizada, celebrada e compartilhada, segundo a idealizadora e gestora cultural Carolina Panini.
“A Caçambaria Espaço Arte, com seu histórico rico e compromisso com a cultura e a arte, se mostra não apenas como um projeto, mas sim, como uma missão. Através desta proposta, buscamos manter o legado e ampliá-lo, garantindo que o espaço seja um farol de cultura e inclusão em Jaú”, diz a gestora.
Muito além de ser apenas um espaço físico, a Caçambaria, de acordo com Carolina, é um farol de resistência cultural, um marco que busca reescrever a narrativa cultural predominante e democratizar o acesso à cultura. “Com uma ênfase clara na Manutenção, Modernização e Acessibilidade, este projeto representa um movimento para redescobrir, reverenciar e disseminar a essência cultural do interior de São Paulo, desde suas raízes mais profundas até suas aspirações mais elevadas”, comenta.
A Caçambaria Espaço Arte foi criada em 2012, como um ateliê de artesanato. Sua essência é o compromisso com a sustentabilidade ambiental e com a economia criativa e circular. Desde então, é protagonista de ações que atraem um público diversificado e atua como catalisadora e capacitadora de novos talentos e valorização dos que já tem a sua arte. Investiu em tecnologia, aliada às raízes culturais e novas expressões.
Aves de Marambaia
Viva Feira! Da Raiz à Copa, será realizada no dia 18, a partir das 16h e as 17 horas haverá o lançamento do Projeto Aves da Marambaia.
A Aves da Marambaia consiste na criação de 100 aves de madeira – inspiradas nas aves que frequentam a Marambaia. Essas aves serão colocadas em duas praças do município de Jaú, como intervenção artística, com o objetivo de divulgar a Marambaia.
As aves foram feitas mediante a reutilização de pedaços de madeira, por Rafael Homero, e o acabamento realizado por Carolina, que também é artesã. Este projeto foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo municipal.
Ao Vivo Irmãos da Lua
Às 18h, será a vez da apresentação do grupo de música regional brasileira, Irmãos da Lua, marcado pela sonoridade de músicas de rock rural a MPB, o encontro da viola caipira com a flauta. Seu repertório é formado por releituras de clássicos da MPB e sons autorais de músicos de Jaú.
O Grupo Irmãos da Lua reúne amigos para cantorias do cancioneiro brasileiro e educação ambiental e sua formação é composta pelo:
Cecéu (Viola Caipira, Violão e Voz), Marco Munhoz (Flauta Transversal e Voz), Rodolfo Fantin (Violão e Voz) e Edinho Percussa (Bateria, Percussão e Voz). O repertório é caracterizado por poemas musicados, arranjos e sonoridades que buscam o resgate, valorização e conscientização socioambiental na busca do pertencimento do Ser Humano em suas paisagens.
SERVIÇO:
Data: 18 de janeiro
Horário da feira: das 16h às 20h30
Local: Rua Tenente Lopes, 1569, na Vila Nova, em Jaú.
Telefone: (14) 3416-3720
@cacambaria