Foi a semana mais trágica para Jaú desde o início da pandemia: números divulgados pela Prefeitura apontam para 26 mortes e 406 novos casos entre a sexta-feira, 22, e ontem, 29/01. Se não bastasse, a Santa Casa trabalha cada vez mais em um cenário de superlotação, sendo que possui 88 leitos para pacientes com Covid-19 – entre enfermaria e UTI – mas 122 pacientes estão em tratamento.
Com base nos dados oficiais, 144 mortes já foram causadas pelo coronavírus entre moradores de Jaú. Os casos confirmados somam 6354.
Santa Casa pede ajuda
Depois de encaminhar ofício ao Departamento Regional de Saúde (DRS – Bauru), apontando colapso no sistema hospitalar, a Santa Casa se voltou também à população de Jaú e região. A instituição divulgou os números relativos à pandemia e pediu doações para manter o atendimento.
Desde março de 2020, quando os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados por aqui, 843 pacientes com Covid ficaram internados na Santa Casa, sem contar os que foram atendidos no Pronto-Socorro. O hospital conta com 88 leitos para Covid e é a principal referência para uma população estimada em 355 mil habitantes.
Com o avanço da pandemia, 11 novos pontos de oxigênio e ar comprimido foram disponibilizados. Além disso, quatro salas de uso administrativo do pronto-socorro foram adaptadas para receber pacientes. “Conseguimos dar uma resposta rápida ao aumento da demanda e à falta de espaço para abrir novos leitos”, destaca Ed Mário Capello, gerente administrativo do hospital.