Imagine … 50 anos da Consciência Negra

IMAGINE.... – 50 ANOS DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - escrito por Luiz Augusto Vendramini

IMAGINE…. – 50 ANOS DO DIA DA  CONSCIÊNCIA NEGRA

Por Luiz Augusto Vendramini – Professor

Imagine você, hoje. Ter amigos, ter sua família, ter os seus bens, sua cultura, sua felicidade em geral, por menor que seja, roubada.

Imagine, de repente, do nada, te sequestram, ou sequestram alguém da sua família, ou algum amigo seu. Do nada.  Levam ele para um lugar que você desconhece, e nunca mais ouve falar dele.

Imaginou?

Imagine milhões de africanos, do nada, serem retirados do seu local, do nada, serem sequestrados, humilhados e serem tratados como bichos, e serem escravos numa terra distante.

Então, se não imaginou, imagine! Foram tiradas as suas vidas, seus familiares, e tudo parece ser apenas algo comum, só para você.

Hoje, no dia da Consciência Negra, procure refletir um pouco sobre essa questão, e verás que temos um passado obscuro em nossa história como província portuguesa, ou como um império, ou ainda como uma república que abandonou essas pessoas, como se fossem nada, que é muito mais crítico, do que você apenas achar que é apenas mais um feriado.

Estamos falando de pessoas que foram sequestradas de suas casas, e levadas ao fim do mundo, e depois foram apenas tratadas como se tivessem sido apenas um fato normal na história, e ainda hoje, seus descendentes são tratados assim por muita gente, e por pessoas que não entendem, do que se tratou a história.

Se você acha, que qualquer dívida com os seus descendentes (como uma cota na Universidade, ou em um concurso) é mera babaquice, você está apenas sendo, e tendo, o mesmo caráter dos sequestradores de outrora, apenas atualizado para o século 21, de pessoas (se é que podemos pensar assim com o lado humano) que acham que por ter um amigo afrodescendente é o suficiente, de que não são racistas.

Mas lamento (ou não sei se lamento, apenas tenho nojo) dizer: você tem um caráter manchado pelo preconceito e a infelicidade de você ser chamado de Humano.

Se você se doeu com essa mensagem, principalmente por ser contra uma cota racial na UNIVERSIDADE PÚBLICA: FODA-SE VOCÊ.

Qualquer tentativa de resgatar ou pagar um pouco dessa dívida é algo Mínimo, muito mínimo, de toda MALDADE feita com esse povo. Diria que algo irrisório, irrelevante, para tentar perdoar uma dívida do passado. Talvez só vá aprender alguma coisa de humanidade quando sequestrarem e roubarem alguém de sua família.

LUIZ AUGUSTO VENDRAMINI

Professor da Rede Pública e Privada – Nível Médio e Superior

Compartilhe:

Jauclick

Jauclick

Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

sabadocasarao

Move Over é atração do Casarão 682 neste sábado (20)

Com 21 anos de estrada, vocalista Dri Santana acabou de ser finalista do The Voice 2023... (leia mais)
grevillea20.04

Sábado tem 5º Grevillea on the Rock

Dona Encrenka, Super Trunfo e Acordando os Pais no palco desta edição. Casa abre as 21h ... (leia mais)
sabadoriverside

Sábado, River Side tem noite de Tributo Pitty e Barão Vermelho

Vulcânica e Paco Camino atacam no palco do casa a partir das 21 horas... (leia mais)