Jaú e Covid-19: Medidas “duras” serão anunciadas amanhã

Santa Casa, Cassaro e Polícia Militar devem ‘endurecer’ o jogo na luta contra covid

A Santa Casa de Jahu marcou entrevista coletiva com a imprensa para esta segunda-feira (11) para alertar sobre o quadro grave na ocupação do setor de covid no hospital. Mas a entrevista foi adiada depois que o prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, e o comando da Polícia Militar entraram na parada. Ficou para as 16h de terça-feira, no Salão Nobre da Prefeitura, com expectativa de medidas que acabem com as aglomerações indevidas na cidade.

Prefeito e vice – Foto: Redes Sociais

O sinal de alerta de que a cidade poderia ficar sem leitos em UTI se deu na semana passada, quando a Santa Casa chegou a ter 40 pacientes na enfermaria de covid, sendo que tem apenas 33 leitos pagos pelo SUS, pela Prefeitura e pelos convênios particulares. O excesso de pacientes foi remanejado para leitos adaptados. A conta vai ser cobrada pelo hospital. Só não sabe quem vai pagar.

Na ocasião, a UTI ainda estava com ocupação entre 50% e 65%. Mas a tendência era de o quadro se agravar, já que o paciente que piora deixa a enfermaria e vai para UTI, onde pode até ser intubado nos casos extremos. O provedor da Santa Casa de Jahu, Alcides Bernardi Júnior, alertaria na entrevista essa piora do cenário e conclamaria o cidadão a ser rígido em medidas de segurança contra a infecção.

Nesta segunda-feira ocorreu uma leva diminuição no número de internados, mas ainda permanece alto: 45 pacientes, sendo 26 na enfermaria e 19 na UTI. Em compensação, boletim da Santa Casa informa três mortes por covid e mais uma suspeita que aguarda resultado dos testes. No domingo, a Prefeitura divulgou boletim com o recorde de casos suspeitos, de quase 600, quando a média raramente ficava acima de 200.

Medidas duras

Com a entrada em cena da Prefeitura e da Polícia, a quem competem fiscalizar abusos, aglomerações e descumprimento das normas previstas no Plano São Paulo contra o Corona vírus, a previsão é medidas rígidas a ser anunciadas nesta terça-feira.

É o que se espera. Jaú não definiu normas nos feriadões do fim de ano, quando deveria adotar regras da fase Vermelha do Plano SP. Ao deixar a “deus dará”, o Município deixou para que os próprios comerciantes, os donos de baladas e a população em geral fizessem o que bem entendessem. O comércio, restaurantes, casas de shows e lanchonetes funcionaram normalmente.

O comunicado da Secretaria de Comunicação divulgado nesta terça-feira convida a imprensa para a primeira aparição pública do prefeito Ivan Cassaro depois da posse.

Até agora a SECOM e tampouco o Gabinete divulgaram a agenda do prefeito que ocupa a cadeira do ex-prefeito Rafael Agostini, cujo segundo mandato ficou marcado por “sumir” de eventos públicos.

Fonte: Jaumais

Compartilhe:

Paulo César Grange

Paulo César Grange

Paulo César Grange, o PC, é jornalista e editor responsável do JAUMAIS

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

sabadocasarao

Move Over é atração do Casarão 682 neste sábado (20)

Com 21 anos de estrada, vocalista Dri Santana acabou de ser finalista do The Voice 2023... (leia mais)
Copa-Paulista-2024

XV de Jaú conhece seu grupo na edição 2024 da Copa Paulista

O objetivo das equipes é garantir vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.... (leia mais)
grevillea20.04

Sábado tem 5º Grevillea on the Rock

Dona Encrenka, Super Trunfo e Acordando os Pais no palco desta edição. Casa abre as 21h ... (leia mais)