O fogo que tomou conta de um terreno na região do Jardim Pedro Ometto, em Jaú, por pouco não custou a vida de alguns cavalos. Como o Corpo de Bombeiros estava empenhado em apagar outros dois incêndios, foi necessário o trabalho de equipes da Prefeitura, com o uso de um caminhão-pipa. Vários focos com queimadas urbanas foram registrados nesta segunda-feira (10/05).
Quando os brigadistas se aproximaram, os animais já estavam acuados e foram rapidamente levados para um local seguro. De acordo com a Prefeitura, havia casas próximas ao fogo, mas não foram atingidas. O incêndio foi contido por funcionários das secretarias de Meio Ambiente (SEMEIA) e Mobilidade Urbana, que foram acionadas pelos próprios Bombeiros.
Um outro foco foi registrado no Jardim Padre Augusto Sani e também demandou trabalho dos servidores municipais para evitar algo mais grave. Os dois incêndios foram considerados de média proporção.
Política preventiva
Em março, a Semeia lançou a campanha “Fogo Zero”. O objetivo é reduzir o número de queimadas em Jaú, que foi de aproximadamente 400 no ano passado. O trabalho envolve um combate rápido das chamas, unindo o poder público municipal, os Bombeiros e até mesmo empresas parceiras. Além disso, campanhas de conscientização devem ser realizadas, uma vez que o próprio Código Penal prevê pena para quem pratica crimes ambientais.